quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - SP

Reunião Ordinária do Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - SP / Fevereiro 2013

 

EVENTOS E ATIVIDADES NO PARQUE VILA GUILHERME-TROTE PARA O MÊS DE FEVEREIRO DE 2013


CARNACECCO
CECCO

Data: 07/02, quinta-feira
Horário: das 16h às 18h
Ponto de Encontro: Salão de Eventos do Parque, com entrada pela Portaria 1, Av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n.
Atividade: Tradicional Baile de Carnaval, com animação do DJ desta ONG.
Organização: CECCO
Parceria: NUDAC

Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis

O que é:


O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022, define e prioriza as ações e os investimentos necessários para preparar o país para enfrentar e deter, nos próximos dez anos, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre as quais: acidente vascular cerebral, infarto, hipertensão arterial, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

Drogas: Indo além da internação compulsória

Dependência Química  .. Alcoolismo ….. Drogas. Tema recorrente nos serviço social, na  saúde, na educação, na segurança publica…  em várias localidades do Brasil.  O peso que a palavra contém muitas vezes trava o diálogo e angustia os profissionais, diante da infinidade de lacunas que encontramos para dar respostas a este quadro.
Falar de dependência química não é novidade. Mas, falar de dependência química na atualidade implica em se considerar novas configurações desta doença.
Como lidar? O que fazer? Grupos de anônimos A.A /N.A?  Internar? Encaminhar para onde? Frente aos debates atuais sobre Internação compulsória, as operações policias na cracolândia e em relação às politicas sobre drogas no Brasil, surgem muitas preocupações e incertezas. Como se situar nesse debate? Como se posicionar frente aos casos que chegam nos serviços?
Selecionamos alguns autores e profissionais que se propõe a pensar sobre estas e outras questões para apresentar e fomentar o debate!

Programação Especial de Carnaval no Cecco Trote


Segue a Programação do CECCO VILA MARIA/VILA GUILHERME - TROTE e em especial  convidamos a todos para participar do tradicional Baile de Carnaval e do Sarau Cultural : 
-Dia 07/02, das 14 às 17 horas: CARNACECCO – tradicional Baile de Carnaval,que acontecerá em parceria com a NUDAC e terá animação do DJ desta Ong.
-  Dia 22/02, das 16h às 18h: Sarau cultural (atividade Mensal) – Espaço para músicas, poesias e crônicas (toda última sexta-feira do mês).

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Psicologia da UNG realiza triagem para atendimento gratuito


Ação acontecerá no dia 18/02, na Clínica do curso de Psicologia da UNG. Saiba como participar

Psicologia realiza triagem para atendimento gratuito
A Clínica de Psicologia da Universidade Guarulhos (UnG) realizará no dia 18 de fevereiro, das 9h às 21h, triagem de pacientes interessados em receber atendimento psicológico gratuito. Durante este período, profissionais farão entrevistas com os candidatos para detectar a real necessidade das consultas, assim como para encaminhá-los a áreas específicas, de acordo com o problema apresentado.
Segundo a Direção do curso, há vagas para Terapia de Família, Terapia Cognitivo-Comportamental, Aconselhamento Psicológico, Psicologia Hospitalar, Psicoterapia Breve (adulto e infantil), Terapia de Grupo, entre outras.
Para participar da triagem, os interessados devem comparecer na data e no horário indicados na Clínica de Psicologia da UnG – Rua Dr. Nilo Peçanha, 37, Centro, Guarulhos. As vagas são limitadas.
A previsão é de que os atendimentos iniciem até março.
Serviço
Triagem para atendimento psicológico
Dia 18/2, das 9h às 21h
Clínica de Psicologia da UnG – Rua Dr. Nilo Peçanha, 37, Centro, Guarulhos
Informações: 2464-1675
Fonte: UNG

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Informativos das Secretarias de Esporte e Mobilidade Reduzida

  PROGRAMAÇÃO do CECCO VILAMARIA/VILA GUILHERME – TROTE -  Referente ao mês de FEVEREIRO

 Acesse as atividades, divulgue e participe. Reunião do Conselho Gestor do Cecco: 20/02 das 10h30 as 11h45

Multa Moral

Um alerta sobre as vagas reservadas a pessoas com deficiência 

Entrevista com a arquiteta da CPA, Silvana Cambiaghi

Arquiteta e representante da SMPED na Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), Silvana Cambiaghi fala sobre o funcionamento do órgão, responsável dentre outras coisas, por decidir e vistoriar questões de acessibilidade em edificações, logradouros, mobiliário urbano, transporte e comunicação, conforme as legislações vigentes.

Campeonato destinado a jovens reúne o melhor do futebol, sustentabilidade e meio ambiente nos 25 anos de tradição. 

As inscrições devem ser feitas via internet a partir do dia 1º de fevereiro até o dia 28.Para participar do torneio é necessário ter entre 9 e 16 anos de idade e estar matriculado regularmente na escola. No total quatro categorias (pré- mirim, mirim, infantil e juvenil) irão competir nesta XXV temporada dos jogos.
Serviços:
Inscreva-se
Abertura da Taça Cidade de São Paulo de Futebol
Dia: 20 de abril
Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho-Pacaembu
Endereço: Praça Charles Miler, s/nº, São Paulo-SP
Horário: 8h às 12h
Fonte: Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação

Boletim Semanal do Espaço Saúde na rede

Espaço Saúde nos envia as noticias de seu boletim semanal

 

Espaço Saúde Formaliza seu novo Estatuto
► Sistema de Rastreamento de Medicamentos está parado no País 
► Chega ao Brasil Examo de Sangue que Detecta Síndrome de Down
► Droga para Elevar Colesterol "Bom" é alvo de Recall Global
► Anvisa aprova Indicação de Programa Praia Acessível Vacina do HPV para Prevenção de Câncer Anal
► Hospitais de Ponta Treinarão Instituições Menores em 2013
► Pacientes com HIV/AIDS de São Paulo Também Sofrem com Lentidão e Precariedade nos Serviços Municipais de Saúde

Fonte: Espaço Saúde.http://www.espacosaude.org.br/site/

MICRORREGIÃO DE VILA MARIA / VILA GUILHERME


A Coordenadoria Regional da Região Norte do município de São Paulo é composta de cinco Supervisões Técnicas de Saúde, entre as quais a Vila Maria/Vila Guilherme, que ocupa uma área de 26,4 quilômetros quadrados, correspondendo a 1,75% da área total do município, com população estimada, para 2007, em 284.337 habitantes, a qual constitui 2,62% da população municipal. Sua densidade demográfica, de 10.770 habitantes por quilômetros quadrados, é superior a média municipal de 7.077 habitantes por quilômetros quadrados.

A OSS-SPDM Vila Maria/Vila Guilherme gerencia as unidades de Saúde da área de abrangência da Supervisão Técnica de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme, que compreende os distritos administrativos dos bairros Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, conhecida pelas Unidades Afiliadas como “microrregião”.

Esse núcleo de atendimento foi formado com o objetivo de prestar assistência integral / integrada – atenção básica e assistência médica de média complexidade, com referência e contra-referência - a 300 mil moradores da região, através da incorporação de serviços que complementam o atendimento prestado pelo Hospital Municipal Vereador José Storopolli - Vila Maria, pioneiro na microrregião. A SPDM administra 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com três AMA (Assistência Médica Ambulatorial), uma AMA-E (Assistência Médica Ambulatorial de Especialidades); sendo duas UBS com estratégia Saúde da Família (PSF), uma UBS com Unidade de Referência em Saúde do Idoso (URSI) e com Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) e uma unidade com Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Além de promover significativa melhoria no acesso aos serviços de atenção à saúde, a microrregião contribui para a capacitação dos recursos humanos da região, em consonância com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Lei Federal 10.216/2001.

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) contemplam as consultas médicas (clínica médica, pediatria e ginecologia), consultas de enfermagem, consultas do serviço social, consultas e procedimentos odontológicos, procedimentos médicos e de enfermagem (imunizações, inalações, curativos, suturas, administração de medicamentos orais e injetáveis, exames ambulatoriais – raios-X, ECG, ultrassom e patologia clínica).
Programa Saúde da Família (PSF)
O Programa de Saúde da Família (PSF), criado em 1998, consolida-se como estratégia de organização da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) propondo uma mudança de modelo e contribuindo para a efetiva melhoria das condições de vida da comunidade.

Em agosto de 2001, a Secretaria de Saúde do município de São Paulo com a SPDM firmaram convênio para implantação do programa na Vila Maria. Foram contempladas quatro Equipes de Saúde da Família (ESF) na UBS Parque Novo Mundo I, com área de abrangência de 51,80% da área total de atendimento da unidade, e quatro ESF na USB Parque Novo Mundo II, com área de abrangência de 66,31% da área total de atendimento da unidade.
Em março de 2009, visando à reorganização da área de atuação das equipes do PSF, a área de cobertura do programa foi alterada para 64,76% da área de atendimento da unidade do Parque Novo Mundo I. As ESF são compostas por um médico generalista, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, seis agentes comunitários (ACS) e um auxiliar administrativo.

As ESF têm por objetivo serem pró-ativas na identificação dos agravos no processo de saúde-doença, acompanhando através do cadastramento e acompanhamento, contínuo e integral, dos usuários e de suas famílias, inseridos em uma comunidade definida por limites territoriais.
Assistência Médica Ambulatorial (AMA)
As unidades de  Assistência Médica Ambulatorial (AMA) – têm por objetivo o atendimento da demanda espontânea de pacientes portadores de patologias de baixa e média complexidade nas áreas de clínica médica e pediatria.
Assistência Médica Ambulatorial – Especialidades (AMA-E)
A AMA Especialidades surgiu para prestar atendimento secundário, complementando a assistência em nível primário. Atende aos pacientes encaminhados pelas demais unidades de saúde da cidade e que precisam de atendimentos e tratamentos específicos em sete áreas: angiologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, reumatologia e urologia.
Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI)
A Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) é uma unidade especializada para atender ao idoso em sua área de abrangência. Ela se insere no nível secundário da atenção à saúde, oferecendo atendimento pela equipe interprofissional, em âmbito individual e coletivo, dentro de uma visão integral com assistência a doenças de maior complexidade e a problemas de saúde específicos da população idosa.

A URSI trabalha com a especialidade de geriatria, atende a população de 60 anos ou mais (Política Nacional do Idoso) e o encaminhamento é feito através da Rede Básica de Saúde.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado na UBS/AMA Vila Guilherme, está preparado para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços:

- diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.
- periodontia especializada
- cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros
- endodontia
- atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos.

Núcleo Integral de Reabilitação (NIR)

O Núcleo Integral de Reabilitação,(NIR), tem o objetivo de organizar a estrutura da rede especializada de atendimento de reabilitação de forma eficaz nos diversos níveis de complexidade. Os usuários, encaminhados pela Unidade Básica de Saúde, recebem atendimento de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. O atendimento prestado contempla desde ações de reabilitação e inclusão na comunidade até problemas de mobilidade, que necessitem de reabilitação e seus desdobramentos, com especial atenção para idosos.

Unidade de Assistência Domiciliar
Os serviços para provimento de cuidados domiciliares de saúde estão em rápida expansão no Brasil, tanto no setor público como no privado. No setor público, esses serviços, em sua maior parte estão vinculados aos hospitais, como um recurso para otimização de leitos e de promoção de uma melhor qualidade de vida para pessoas com dependência para as atividades da vida diária.

No município de São Paulo, desde 2000, houve um aumento na oferta de cuidados domiciliares de saúde, tanto pela implantação do Programa de Saúde da Família (PSF), como pela formação de várias equipes de Assistência Domiciliar (AD), nas Unidades Básicas de Saúde ou nos Ambulatórios de Especialidades.

O critério de elegibilidade para o recebimento de cuidados domiciliares de saúde baseia-se no grau de incapacidade funcional, independente da patologia que causou o problema ou do grupo etário com base na Escala de Avaliação da Incapacidade Funcional da Cruz Vermelha Espanhola.

Em julho de 2002, essa equipe foi descentralizada e locada na UBS Jardim Brasil e passa a ser composta de um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um motorista terceirizado. Passou a responder à área de abrangência da Supervisão Técnica de Saúde da Vila Maria/Vila Guilherme.

Atualmente recebem visitas médicas e de enfermagem pacientes que necessitam de cuidados especiais como portadores de SVD (Sonda Vesical de Demora) cistostomia, portadores de úlceras de pressão grau II a IV. Faz parte da rotina de enfermagem  a coleta de material para exames laboratoriais.

A demanda demonstrada na lista de espera conduz a SPDM ao aumento do número de profissionais dessa equipe.
Equipes de Ações Externas nas Unidades Básicas de Saúde
A SPDM trabalha na região Vila Maria/Via Guilherme para preencher lacunas na assistência materno-infantil, saúde do adulto e da vigilância à saúde, com prática de visitas domiciliares com equipes formadas por enfermeiro e auxiliares de enfermagem, além de exercer a busca ativa de portadores de hipertensão arterial, diabetes, sintomáticos respiratórios, atraso de calendário vacinal e controle de exame preventivo de câncer de colo de útero e mama. Entre outros agravos e cuidados, executa-se também a função de educar.

A equipe é composta de um auxiliar de enfermagem para cada 5 mil habitantes e um enfermeiro para cada cinco auxiliares de enfermagem. A primeira equipe de Ações Externas foi implantada em março de 2009 na UBS Vila Guilherme, após um mapeamento da área de abrangência dessa unidade.

As famílias são visitadas e cadastradas através da Ficha de Cadastro, monitoradas em seus possíveis agravos e direcionadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS), Assistência Médica Ambulatorial (AMA) ou qualquer outro encaminhamento que se fizer necessário.

Os profissionais realizam as visitas domiciliares equipados com esfigmomanômetro digital, estetoscópio, glucosimetro Os dados coletados são consolidados em programa informatizado e com posterior análise para o redirecionamento das ações da unidade de saúde.

Em 2008, firmou-se contrato de gestão 2006/2008 – NTCSS-SMS-G, referente ao gerenciamento e à execução das atividades e dos serviços de saúde a ser desenvolvidos na OSS-SPDM Vila Maria/Vila Guilherme, formada pelos distritos administrativos: Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, tendo sido inicialmente absorvidas as seguintes unidades: AMA/UBS Vila Guilherme, UBS/PSF Parque Novo Mundo I, UBS/PSF Parque Novo Mundo II e, posteriormente, as AMA/UBS Vila Medeiros, AMA/UBS Jd. Brasil, Vila Leonor, Izolina Mazzei, Vila Ede, Carandiru, Vila Sabrina, Paulo Gnecco e Jardim Japão.
             Serviços de Saúde OSS-SPDM Vila Maria/Vila Guilherme
No mês de novembro 2010 , a SPDM inaugurou um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps Infantil) na microrregião Vila Maria/Vila Guilherme, na zona norte de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo do novo ambulatório é otimizar o acesso ao tratamento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, que necessitem de avaliação e atendimento especializados. A unidade atenderá casos de dependência química, psicose e autismo, entre outros, com capacidade de realizar cerca de 1.200 atendimentos médicos mensais. 

O Caps Infantil Vila Maria/Vila Guilherme oferecerá assistência integral, com atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação e outros) e em grupo (psicoterapia, grupo operativo e atividades de suporte social); atendimentos em oficinas terapêuticas, visitas e atendimentos domiciliares; atendimento à família; e atividades intersetoriais com escolas e abrigos da região.
A equipe do Caps Infantil, que trabalha de forma integrada com as unidades básicas de saúde e a comunidade, é formada por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia e equipe administrativa

domingo, 27 de janeiro de 2013

População pode ajudar a melhorar qualidade do SUS por meio da Ouvidoria

Para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde vem aprimorando os mecanismos de comunicação direta com o cidadão. Para isso, estabeleceu várias formas de acesso à Ouvidoria, mecanismo institucional que depende da participação social para surtir efeito. O SUS acredita que a pessoa bem informada exerce melhor a cidadania e pode contribuir ativamente com a ampliação do conceito de saúde e de qualidade de vida.


A população pode fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios, além de solicitar informações sobre diversos temas relacionados à saúde. As pessoas também podem fazer denúncias, para o ministério tomar conhecimento de irregularidades e alertar os responsáveis. Tudo isso está sendo feito pelo Ministério da Saúde para intensificar a comunicação com a população e melhorar a qualidade do SUS.
  • Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria do SUS:

  • Secretaria Municipal da Saúde
A Ouvidoria Central da Saúde atende pessoalmente, via E-mail e por telefone
Localização: Rua Santa Isabel, 181 - 1º andar - Vila Buarque - São Paulo/ SP
tels: 3361-4443 / 3361-4445
e-mail:ouvidoriasaude@prefeitura.sp.gov.br
Horário de atendimento: 09:00 às 17:00hs.
Mario Sérgio Mendes Cardoso
Ouvidor da Saúde - SMS/G
Antes de contatar-nos, consulte:
ORIENTAÇÕES DA OUVIDORIA PARA ENVIO DE E-MAIL
COMPETE À OUVIDORIA CENTRAL DA SAÚDE DO MUNICÍPIO RECEBER E ENCAMINHAR ATRAVÉS DE E-MAIL AS SEGUINTES SITUAÇÕES:
Críticas, solicitações, reclamações, sugestões e elogios dos usuários do Sistema Único de Saúde, relacionados aos setores da Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo, bem como orientar sobre os serviços de Saúde da Rede Municipal de São Paulo.
  • Coordenação de Atenção Básica
  • Programas da Secretaria Municipal de Saúde
  • Coordenadorias Regionais de Saúde – ( Leste, Centro Oeste, Sudeste, Norte e Sul).

 
Antes de encaminhar sua mensagem
- SE SUA DÚVIDA FOR À RESPEITO DE MEDICAMENTOS, PRIMEIRAMENTE, ACESSE:
- SE SUA DÚVIDA FOR À RESPEITO TELEFONES E ENDEREÇOS DE UNIDADES DE SAÚDE, PRIMEIRAMENTE, ACESSE:
-SE SUA DÚVIDA FOR À RESPEITO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (VIGILÂNCIA SANITÁRIA, ZOONOSES, SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DESTA ÁREA), PRIMEIRAMENTE, ACESSE:

 
SE SUA SOLICITAÇÃO FOR DE OUTRA NATUREZA, LEIA ABAIXO:
VERIFIQUE SE SUA SOLICITAÇÃO PODE SER ATENDIDA PELO COORDENADOR DA UNIDADE DE SAÚDE. ACESSE:
CASO NÃO CONSIGA CONTATAR O COORDENADOR DA UNIDADE DE SAÚDE OU A RESPOSTA À SUA SOLICITAÇÃO NÃO SEJA SATISFATÓRIA OU, AINDA, O PROBLEMA NÃO SEJA SOLUCIONADO, ENVIE SUA MENSAGEM. DESTA FORMA SOLICITAMOS SIGA NOSSAS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

 
ORIENTAÇÕES
INFORMAMOS QUE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA OUVIDORIA CENTRAL DA SAÚDE POR MEIO DE E-MAILS (MENSAGENS ELETRÔNICAS) NECESSITAM DE INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS, BEM COMO UMA LINGUAGEM CLARA E ACESSÍVEL, PARA O ENCAMINHAMENTO E RESOLUÇÃO DOS MESMOS.
OS DADOS PARA ABERTURA DE DEMANDA QUE DEVEM CONSTAR NA MENSAGEM:1. NOME COMPLETO
2. ENDEREÇO COMPLETO (rua, número, cep, bairro) 
3. TELEFONE PARA CONTATO
4. CASO O RECLAMANTE DESEJAR SIGILO – DEVE SER SOLICITADO NA 1ª MENSAGEM
INFORMAMOS AINDA QUE AS MENSAGENS QUE UTILIZEM LINGUAGEM INADEQUADA, COMO, POR EXEMPLO, OFENSAS, AGRESSÕES VERBAIS ETC., DIRECIONADAS OU NÃO AOS SERVIDORES PRESTADORES DESTES SERVIÇOS SÃO RETORNADAS PARA QUE SEJAM ENCAMINHADAS NOVAMENTE SEGUINDO NOSSAS ORIENTAÇÕES, A FIM DE QUE SEJA POSSÍVEL ATENDER A SOLICITAÇÃO DO USUÁRIO.
CASO A MENSAGEM INCIDA EM CRIME SERÃO TOMADAS MEDIDAS CABÍVEIS POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
NÃO SÃO DA COMPETÊNCIA DA OUVIDORIA CENTRAL DA SAÚDE DO MUNICÍPIO ASSUNTOS RELACIONADOS À:
1. As diferentes instituições públicas Estaduais / Federais, Subprefeituras, Secretarias Municipais (Exceto a Secretaria da Saúde) e Secretarias Estaduais, Ouvidoria Geral do Município, bem como os diversos órgãos públicos de nosso país: Conselho Regional de Medicina, SABESP, Polícia Militar, Ministério da Saúde, etc.
CASO O ASSUNTO NÃO SEJA DA COMPETÊNCIA DA OUVIDORIA CENTRAL DA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, O MUNÍCIPE DEVE ACESSAR OS SERVIÇOS:
  • OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - 0800-175717
  • 156 
  • SAC - ATENDIMENTO AO CIDADÃO

ATENÇÃO
- A Ouvidoria não recebe currículos para ingresso nos serviços de saúde municipais. Para saber sobre pesquisas, estágios e voluntariado na Saúde acesse: (saiba mais)
- A Ouvidoria não recebe solicitações de serviços referentes à Vigilância Sanitária (saiba mais)
- A Ouvidoria não recebe solicitações referentes à Limpeza Urbana, corte de árvore etc. (saiba mais) 

Secretaria do Estado da Saúde

Ouvidoria
    Ouvidor: Professora Elza Lobo
    E-mail: ouvidoria@saude.sp.gov.br
 Telefone(11) 3066-8359 / 3066-8684 / 3081-2817 
http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/acesso-rapido/ouvidoria-na-saude

Pelo Ministério da Saúde:
Telefone 136 – Em 2011, o Ministério da Saúde solicitou à Anatel a troca do número 0800 61 1997 pelo número 136. O objetivo é facilitar a memorização e o acesso da população à Ouvidoria e serviços de orientação. O atendimento funciona 24 horas. A ligação pode ser feita, gratuitamente, de telefones fixos, públicos ou celulares, de qualquer local do país. De segunda a sexta-feira, de 7h às 22 horas, atendentes recebem as manifestações dos usuários do SUS.
No atendimento humanizado do Disque Saúde, os teleatendentes têm à disposição o Banco de Informações Técnicas em Saúde (BITS), com mais de dois mil dados sobre temas diversos.
Carta SUS – A Carta SUS já foi enviada para 10,1 milhões de usuários do SUS, que podem avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública e nas unidades conveniadas, inclusive com críticas, elogios e sugestões de melhorias. As correspondências irão reforçar o controle contra o desperdício de recursos, a partir da colaboração da população.
Assista a matéria sobre o envio de mais de 10 milhões de Cartas SUS
  • Ouvidoria Itinerante – Uma equipe da Ouvidoria Geral do SUS percorre municípios e comunidades para coletar informações junto às populações mais afastadas para saber sobre a acessibilidade e a qualidade dos serviços prestados pelo SUS, e também, pessoas que ainda não possuem acesso aos serviços. O trabalho, que ocorre até de forma fluvial em comunidades ribeirinhas, envolve escuta qualificada e a realização de oficinas de educação em saúde.
    Pesquisa Rede Cegonha – Para saber a opinião de mulheres que tiveram filhos na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde, a Ouvidoria-Geral do SUS vem fazendo contato telefônico com essas mães. A pesquisa de satisfação é composta por 44 questões relativas ao pré-natal, parto, pós-parto e à saúde da criança. No período de 10 de maio a 31 de outubro, cerca de 150 mil mulheres foram contatadas.
    Site – Pelo endereço eletrônico www.saude.gov.br é possível registrar e acompanhar o andamento da crítica ou sugestão feita por escrito.
    Por carta – Deve-se enviar a carta com nome e endereço completos para o seguinte destinatário:
    Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde
    Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS
    Setor da Administração Federal (SAF) Sul
    Quadra 2, Lotes 05/06, Ed. Premium, Torre I
    3º andar, sala 305
    CEP: 70.070-600. Brasília-DF


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Boletim VIRAMUNDO - Coordenação Nacional de Saúde Mental

Vc ja leu??? Saiu mais uma edição do Boletim VIRAMUNDO - Coordenação Nacional de Saúde Mental - MS. Fiquem por dentro das últimas notícias da Área Técnica se Saúde Mental. Clique AQUI

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Parceria na Saúde reduzirá filas no atendimento, diz Haddad

Prefeitura pedirá verbas de até R$ 90 milhões do Ministério da Saúde para realizar convênios com a rede privada e reduzir filas de espera no setor público. De acordo com o prefeito Fernando Haddad, a solução de longo prazo é estrutural e será dada pela Rede Hora Certa, que reunirá consulta, exame e pequenas cirurgias no mesmo local.



O prefeito Fernando Haddad anunciou nesta manhã (18), em entrevista à rádio CBN, que a fila de cerca de 660 mil pedidos (dados de outubro de 2012) para consultas, exames e cirurgias eletivas será combatida em duas frentes. De forma emergencial, mutirões e convênios serão organizados para atenuar as situações mais graves. Para isso, a Prefeitura de São Paulo pretende acionar recursos de até R$ 90 milhões do Ministério da Saúde para convênios com a rede particular. Por outro lado, a médio e longo prazo, a instalação da Rede Hora Certa de Saúde irá reunir diversas etapas do atendimento no mesmo local, evitando périplos dos pacientes entre os agendamentos de consultas, exames e pequenas cirurgias.

“Há um programa do Ministério da Saúde que não chegou ainda em São Paulo, mas chegará na nossa parceria. São R$ 90 milhões para cirurgias eletivas. Como não temos ainda a Rede Hora Certa, faremos convênios para que os pacientes do SUS possam ter um atendimento em caráter emergencial na parte da rede particular que tenha alguma ociosidade”, disse o prefeito.

“O mutirão pode ajudar, mas não é a solução estrutural, que virá com a Rede Hora Certa”, completou Haddad.

O jornal Folha de S.Paulo publicou hoje dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação que demonstram que um exame pode demorar até 35 meses. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, considerada a média mensal de janeiro a outubro de 2012, mais de 65 mil pedidos de exames estavam em fila de espera. No caso de consultas especializadas, esse número chega a 255 mil. Para cirurgias eletivas, a fila é de quase 313 mil pedidos. O quadro abaixo resume a situação:

Pedidos da Fila de Espera Em Outubro de 2012 Média Mensal de 2012*
Consultas Especializadas 318.385 255.053
Exames Complementares 234.146 65.695
Cirurgias Eletivas 108.309 312.874
Subtotal 660.840 633.622
*considerando o período de Janeiro a Outubro de 2012
Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

Ministério da Saúde define normas para administradores de hospitais

Denasus lança protocolo de auditoria sobre plantões 

Iniciativa tem o objetivo de auxiliar gestores locais a verificarem o comparecimento dos profissionais nos serviços de saúde do país

O protocolo define os passos que devem ser adotados pelos gestores.
As novas regras devem evitar que a população fique sem atendimento.


As secretarias estaduais e municipais de saúde passam a contar com mais um instrumento de controle do comparecimento dos médicos nas emergências e maternidades do país. O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (16), documento orientador para auxiliar os gestores locais, responsáveis pela organização dos serviços médicos, a apurarem a efetividade do trabalho e também verificar o comparecimento dos médicos nos estabelecimentos de saúde.
 O protocolo inclui recomendações para os gestores locais nos casos em que for constatada falta injustificada ou a não substituição do profissional na hipótese de a falta ter sido comunicada. Nas orientações, estão previstas ainda as ações que podem ser aplicadas às unidades de saúde de gestão pública, Organização Social (OS), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) ou entidades filantrópicas.
“Esse protocolo vai orientar os secretários municipais e estaduais de saúde na melhor forma de apurar as eventuais ausências injustificadas dos profissionais. Também será disponibilizado o fluxograma com as recomendações para as situações que forem identificadas”, adianta o diretor do Departamento Nacional de Auditorias (Denasus), Adalberto Fulgêncio.


Se o médio faltar sem justificativa, o diretor do hospital deve apurar o que aconteceu. Se um médico sai de licença, autorizada, ou tira férias e a direção do hospital não coloca outro no lugar, o secretário de Saúde deve apurar a responsabilidade. Quem falhou, prejudicando o atendimento, pode ser penalizado administrativamente e receber uma advertência, ou suspensão por exemplo.
O caso também pode ser levado para o Conselho Regional de Medicina, ou denunciado ao Ministério Público para apurar responsabilidade civil ou criminal.

 RECOMENDAÇÕES – As orientações estarão disponíveis aos gestores locais no Sistema de Auditoria do SUS (SISAUD) e na página do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Ministério da Saúde, e vão possibilitar que as auditorias locais realizem a verificação do comparecimento dos médicos nos serviços de urgência e emergência em hospitais com atendimento a casos clínicos, pediátricos, cirúrgicos, traumato-ortopédicos e obstétricos nas capitais de todas as unidades da federação.
 Nos casos em que as auditorias constatarem que a falta do profissional médico foi por situações já previstas – afastamentos legais como licença, férias e outras situações previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou Estatuto dos Servidores – e a direção da unidade não providenciou a substituição do profissional para repor o quadro de profissional, caberá ao gestor local apurar as responsabilidades administrativas, ética e criminal da direção da unidade de saúde.
Em situações em que houver algum imprevisto, o protocolo apresenta duas possibilidades de procedimentos. Se a falta for justificada, caberá a direção do hospital providenciar a substituição sob o risco de ser penalizada nas áreas administrativa, ética e criminal. E, caso a falta não seja justificada, caberá ao próprio diretor do hospital a apuração das responsabilidades do profissional também nas três esferas. Se durante a auditoria for constatada a inexistência da devida apuração, a responsabilidade seguirá para o gestor local (secretários estaduais e municipais) de saúde.
O documento prevê, ainda, que em relação às unidades de saúde administradas por Organizações Sociais (OS), Oscip ou entidades filantrópicas - no caso de não comparecimento do médico ao serviço - o gestor contratante deverá avaliar a forma de contratação de cada profissional da saúde.
Nessas situações, cabe ao gestor contratante aplicar sanções às entidades filantrópicas, OS e Oscip e até reincidir o contrato. O gestor pode, ainda, encaminhar relatório ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Ministério Público para apurar possível infração ética e de eventual conduta criminosa.
FONTE: Portal de Saúde e Jornal Hoje

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realiza Plenária Mensal

A Primeira Plenária Mensal de 2013 do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) será realizada no próximo dia 2 de fevereiro. O evento contará com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e serviço de transporte gratuito do Atende.


O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) realiza no dia 2 de fevereiro, sábado, das 14h às 17h, a primeira Plenária Mensal de 2013. O encontro será realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie.


O evento contará com o apoio de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os pedidos do Serviço de Atendimento Especial (Atende) deverão ser solicitados ao CMPD com cerca de 15 dias de antecedência. Outras informações pelos telefones (11) 3113-9672 / 9673 ou pelo e-mail cmpd@prefeitura.sp.gov.br.

Serviço

Plenária Mensal do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Data:
2 de fevereiro
Horário: 14h às 17h
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Endereço: Rua Itambé, 135, Higienópolis

Fila do serviço médico da rede municipal de SP

Reportagem enviada hoje 18/01/2013 pelo conselheiro Gestor de Saúde Eduardo Bizon para publicação neste blog sobre o diagnostico sobre a Fila do serviço médico da rede municipal de SP tque hoje está 661 mil pedidos.
A reportagem é de  TALITA BEDINELLI no site da Folha de São Paulo
"Um paciente que chegar a uma unidade de saúde municipal de São Paulo com queixas de fraqueza nas pernas e dor lombar deverá demorar ao menos 35 meses para descobrir as causas do problema e começar a tratá-lo
É esse o tempo médio de espera para se realizar um eletroneuromiograma, capaz de fazer o diagnóstico de problemas nos nervos e músculos.
O exame é o que mais demora para ser realizado na cidade e tem 9.876 pessoas na espera para fazê-lo.
Só para realizar uma ultrassonografia transvaginal, para o diagnóstico de câncer no ovário, eram 72.517 pedidos.
A última mulher a entrar na fila deve demorar seis meses para conseguir fazer o exame --isso porque a prefeitura consegue fazer, em média, 11.893 procedimentos desse tipo por mês."
O novo secretário da Saúde, José de Filippi Júnior, admitiu a gravidade da situação e estuda até fazer um mutirão para agilizar o atendimento

Veja reportagem completa no site da Folha de São Paulo Clicando AQUI

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Reunião Extraordinária Ampliada do Conselho Gestor da Supervisão de Vila Maria/Vila Guilherme

Prezados/das Gerentes e Conselheiros/as de Saúde
Informamos convocação  de Reunião Extraordinária Ampliada do Conselho Gestor de Saúde da STS Vila Maria/Guilherme  no dia 18/01/12 ( 6º feira) às 10h, com  a presença do Superintendente da OSS/SPDM Dr. Nacime Mansur.

Local: Anfiteatro do Maria Zélia
Endereço: Rua Jequitinhonha, 360 - Belenzinho
Fone:35831810


Pauta Integração: Micro Região / Maria Zélia /Hospital José Storopoli /AME Saúde Mental


Essa pauta atende as revindicações de Conselheiros  que apontam a necessidade de  articulação e diálogo entre os recursos de saúde da área,  na busca da melhoria da qualidade dos serviços em  todos os aspectos: administrativos, financeiros e de atendimento à  população.

Informo que a Reunião do Conselho Gestor da Supervisão será remarcada.

Aguardamos a participação de todos os Conselheiros das Unidades.

Luciene Marques Lupatelli
Interlocução de Participação Popular



Caro(o)s Conselheiro(a)s,

Reforçando o comunicado da Supervisão Tecnica de Saúde Vila Maria/Vila Guilherme, é importante e necessário a participação dos conselheiros da região de Vila Maria/Vila Guilherme para que juntamente com o Superintendente da SPDM, Dr Nacime Salomão Mansur, possamos debater questões relativas à saude pública e sobretudo cobrarmos diretamente a integração dos serviços envolvendo a rede básica, os ambulatórios de especialidade e os serviços de urgência/emergência das unidades instaladas em nossa região.

A reunião acontecerá 6ª Feira, 18/1/13, às 10:00, no Auditório do AME Maria Zélia. Ao chegar no AME dirijam-se ao Setor-8.

Até lá,

Eduardo Bizon
Conselheiro do Hospital Municipal Vereador José Storópolli

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Calendário de reuniões da Frente Estadual Antimanicomial em 2013


As reuniões da Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo permanecem na Escola de Enfermagem da USP (Rua  Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 - 05403-000 - São Paulo - SP- Próximo ao metrô Clínicas). Abaixo Calendário de 2013 de reuniões/atividades regulares Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo:

19/01/2013: Reunião
23/02/2013: Reunião
16/03/2013: Reunião
07/04/2013: Dia Mundial da Saúde
20/04/2013: Reunião
11/05/2013: Reunião
18/05/2013: Manifestação na Paulista do dia da Luta Antimanicomial
15/06/2013: Reunião
20/07/2013: Reunião
17/08/2013: Reunião
21/09/2013: Reunião
10/10/2013: Manifestação do dia Mundial da Saúde Mental
19/10/2013: Reunião
23/10/2013: 2 anos de Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo (evento)
23/11/2013: Reunião
10/12/2013: Manifestação do dia internacional dos direitos Humanos
14/12/2013: Reunião

 Informações por email de
Moacyr Miniussi Bertolino Neto