segunda-feira, 4 de março de 2013

BOLETIM INFORMATIVO- Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida


Nº 07 / março de 2013

Entidades e CMPD se reúnem para discutir alterações no Conselho
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) se reuniu nesta quarta-feira (27) com representantes de entidades e associações formadas por pessoas com deficiência ou que prestam atendimento a esse público para dar continuidade às discussões sobre o novo Projeto de Lei 520 que propõe a alteração do texto que regulamenta a criação do CMPD. Segundo a sua presidente, Sandra Reis, “a proposta de novo PL esta baseada nas diretrizes da Convenção da ONU, já devidamente ratificada pela Constituição Brasileira”.
Criado em 1989, o Conselho necessita de uma revisão de modelo para atender às exigências normativas, políticas e sociais atuais, ampliando a participação de outras representatividades e assim melhorando a atuação de seus membros.
Foto 1: Mesa de reunião com diversas pessoas sentadas.

Secretário nacional vem a SP para tratar do Viver Sem Limite
A secretária Marianne Pinotti recebeu na manhã desta quarta-feira (27) o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira. Ao lado do secretário municipal adjunto, Tuca Munhoz, trataram da implantação de ações e projetos do Plano Nacional Viver sem Limite na cidade de São Paulo.
O plano envolve o Governo Federal, Estados, Distrito Federal e Municípios. No ano de 2013 o Viver sem Limite irá focar na relação com os municípios para que as políticas tenham efetividade em seus quatros eixos: acesso à educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde. Até 2014 o investimento total no plano está previsto para R$ 7,6 bilhões em todo o Brasil.
Foto 2: secretário nacional Antônio José Ferreira ao lado da secretária Marianne Pinotti  e do secretário municipal adjunto Tuca Munhoz.

Encontro sobre doenças raras discute proposta  do SUS
No dia internacional de conscientização sobre doenças raras (oficialmente dia 29/02, mas celebrado no dia 28 em anos não bissextos), associações, especialistas, pessoas com doenças raras e gestores se reuniram no auditório da Uninove – Campus Memorial da América Latina para conhecerem os documentos norteadores da proposta do Sistema Único de Saúde - SUS voltada a este público e discutirem outros temas relacionados.
O secretário municipal adjunto da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tuca Munhoz, participou da cerimônia de abertura e falou da importância de políticas públicas específicas
Foto 3: mesa de autoridades com tela de projeção ao fundo.

Pessoas com deficiência ou doenças graves terão prioridade da restituição do IR
A declaração de Imposto de Renda Pessoa Física trará novidades em 2013. O contribuinte que possuir alguma deficiência física, intelectual ou doença grave poderá indicá-la na ficha de identificação no programa da Receita e assim ter prioridade na restituição do imposto neste ano.  O prazo para entrega da declaração do IR 2013 começa nesta sexta-feira, 01, e se estende até 30 de abril. As informações são da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida  - SMPED
Rua Líbero Badaró, 425 - 32º andar - Centro -  São Paulo/SP - Tel.: 3913 - 4000
imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br   www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia -
 facebook.com/acessibilidadeeinclusao