sábado, 15 de fevereiro de 2014

10º encontro Dialogo-Ação, por uma política frente as situações de acúmulo

Em 12 de fevereiro de 2014 ,  aconteceu o 10º encontro Dialogo-Ação, por uma política frente as situações de acúmulo, compareceram ao Encontro  Mensal , 19  participantes  , entre estes estudantes de medicina veterinária;  conselheiro gestor de saúde; profissionais da SUVIS de Capela do Socorro; da SUVIS Jaçanã; da SUVIS Freguesia do Ò,  da STS e SUVIS de Vila Maria; CREAS; CCZ ; profissionais das UBS .

Inicialmente   dialogamos sobre o nome do nosso encontro “Acumuladores”, nomenclatura   provisoriamente estabelecida, mas não corretamente utilizada, por trata-se de uma maneira preconceituosa e taxativa com relação as pessoas que sofrem de um transtorno. Gradualmente incorporamos   a terminologia  “Transtornos de Acumulação”. Alguns participantes citaram situações incomodas quando se depararam com este tipo de sofrimento.

Foi apresentado pelo   Rafael  do CREAS, seu trabalho de contatar  com algumas  recicladoras   da região de Vila Maria com o intuito de uma parceria , para recolhimento de materiais inservíveis acumulados pelas pessoas em questão( quando estas solicitarem).

As recicladoras visitadas, só aceitam doações e não pagam pelos materiais recolhidos. Então esta pesquisa terá continuidade juntamente com a rede.

A Sueli (CCZ) comentou sobre uma reciclagem no bairro de Vila Prudente, (Recifavela) que tem um diferencial, e menciona que convidará   uma técnica da SUVIS da região  a participar da nossa reunião.

Depois de questionamentos, o representante do CREAS trará informações na próxima reunião sobre obtenção de recursos financeiros    aos munícipes em situação de vulnerabilidade social fornecidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

 Iniciamos uma avaliação sobre a utilização da planilha de visita domiciliar, idealizada como um instrumento facilitador ao profissional que deparar com uma situação de acumulação de inservíveis e animais. E a apresentação da mesma no Seminário.

Questão do   fluxograma e seu desdobramento nos Transtornos de Acumulação-  T.A.

O grupo sentiu a necessidade de rediscutir o fluxograma .Serão apresentados outros exemplos  (município de Guarulhos /SUVIS JÇ ).

Na segunda parte da reunião, discussão sobre a montagem  do primeiro Seminário sobre Transtornos de Acumulação- T.A.

Título do Seminário: Transtornos de Acumulação : Desconstruindo o preconceito

O local definido:  Câmara Municipal  de São Paulo , data de 06 de junho  de 2014. Período Integral.

Formação de um GT, dividindo tarefas para a execução do evento: - logística do seminário; seleção dos trabalhos apresentados; discussão de temas, palestrantes, convidados etc.
Dia 19 de fevereiro , reunião GT -  SUVIS Vila Maria.
Período da tarde

Encerramos o encontro com levantamento de sentimentos:
 Animado (¨4), feliz, gratificado, dúvidas, comprometimento, identificação, interessante, resultado positivo, um passo a frente, empolgada, curiosa, surpreso, expectativa(2), satisfação(2)

Próximo encontro dia 12 de março, às 14 horas na Subprefeitura de Vila Maria.


Minuta realizada por Susana Barbosa  com contribuições de formatação de Regina Gomes