Para acompanhar de perto o atendimento prestado nos serviços da rede socioassistencial, a secretária Luciana Temer esteve no último dia 8 em cinco Residências Inclusivas que foram implementadas recentemente nas regiões de São Mateus e Aricanduva, zona leste da cidade. As visitas também contaram com a participação da secretária-adjunta, Cristina Cordeiro, e da coordenadora de Proteção Social Especial, Isabel Bueno.
Nas casas, jovens e adultos com deficiência (intelectual, sensorial, física, múltipla, TEA - Transtorno do Espectro Autista), que foram abandonados por suas famílias ou com vínculos fragilizados, e que necessitam de maiores cuidados para realização de atividades básicas do cotidiano como preparar um alimento e tomar banho, recebem um atendimento qualificado por meio de uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e cuidadores.
As residências têm capacidade para acolher pequenos grupos de até dez pessoas e auxiliam os jovens e adultos no processo de superação de barreiras e no desenvolvimento das atividades diárias, respeitando o grau de deficiência de cada um por meio de atividades como dança, música, jogos e passeios.
Segundo o Censo 2010, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência.
FONTE: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social