Mês:
August
Documento:
Cartilhas HumanizaSUS
Número de páginas:
30
Edição:
1 edição
Autoria: Ministério da Saúde
Sinopse:
Para a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde (PNH) (BRASIL, 2010) estruturar a prática do Acolhimento nos serviços de saúde representa uma resposta aos desafios de superar e inverter o Modelo de Atenção à Saúde hegemônico centrado no hospital, no médico e na doença, para um modelo que priorize a escuta e o cuidado do sujeito que nos apresenta demandas que extrapolam o corpo e se amplificam em nuances psicológicas, sociais, familiares, comunitárias. Partindo do princípio de uma indissociabilidade entre o Modelo de Atenção e o Modelo de Gestão, a PNH entende que a saúde se produz, no que compete diretamente ao setor Saúde, a partir da forma como os serviços e as equipes se organizam, ou seja, como o processo de trabalho se desenha e os efeitos que ele produz sobre todos os envolvidos – gestores, trabalhadores e usuários. A forma como as equipes e os serviços são organizados é importante, pois implica diferentes formas de vínculo entre os trabalhadores, os gestores e os usuários. Por isso, falar de Acolhimento é também falar da organização do processo de trabalho e seus efeitos no cotidiano de vida local (serviço de saúde, comunidade, trabalhadores, gestores e usuários). Uma equipe que acolhe o usuário trabalha de forma muito distinta daquela que se organiza a partir de filas, de fichas ou exclusivamente de agendamento.
Fonte: http://www.redehumanizasus.net/95273-acolhimento-na-gestao-e-o-trabalho-em-saude