Por Vinicius Dominichelli
Foi iniciado no último dia 27 de outubro a Jornada Literária de Políticas Sociais. A iniciativa faz parte de uma proposta conjunta entre o Núcleo Pedagógico e o CECOAS (Centro do Conhecimento de Assistência Social) no ESPASO (Espaço Público do Aprender Social).
O objetivo foi de disseminar o conhecimento e as práticas dentro das políticas sociais. O início das atividades contou com a presença da prof. Dra. Dirce Koga, organizadora, e com a prof. Dra. Aldaíza Sposati, autora do livro "São Paulo: sentidos territoriais e políticas sociais", da editora Senac.
O conteúdo do livro, inclusive, foi debatido com o objetivo de pensar o espaço urbano e questionar a dinâmica socioterritorial de São Paulo. "Quando lemos o território na profundidade que ele demanda, vamos ter elementos para saber até onde dá para ir, mas também qual é o caminho mais estratégico das três funções da política socioassistencial: proteção, defesa de direitos e vigilância socioassistencial", detalha a prof. Dra. Dirce Koga.
O livro aborda o crescimento populacional e o fenômeno da verticalização. A prof. Dra. Dirce Koga foi apresentando os cenários persistentes das desigualdades sociais em São Paulo e mostrou os dados atuais do mapa da exclusão na cidade.
O público ainda foi convidado a abordar questões sociais como os desafios para a gestão pública, a redução das desigualdades sociais, a escassez de territórios habitáveis, a especulação imobiliária e a tensão entre área social e territorial.
Um debate foi organizado ao final do encontro sobre o contexto das políticas públicas em um cenário de desigualdade social e também para debater quais diretrizes poderiam ser adotadas pela cidade para promover ações que reconheçam os territórios e sua diversidade.
O próximo encontro está programado para ocorrer no dia 24 de novembro. Os interessados em participar da 2ª Jornada Literária de Políticas Sociais podem se inscrever por meio do link http://bit.do/2jornadaliteraria .