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SAMU demora em atendimento por divergência sobre endereço de ocorrência
TV Globo – SPTV 2ª edição (em 2/5)
Nota enviada: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou ao local do acidente às 7h12 minutos e adotou as providências de isolamento do local. Imediatamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio de telefone específico de integração dos órgãos.
Nota enviada: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou ao local do acidente às 7h12 minutos e adotou as providências de isolamento do local. Imediatamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio de telefone específico de integração dos órgãos.
Ocorre que, anteriormente a este contato, o Samu já havia sido acionado, às 7h02, por uma munícipe que, no entanto, informou o endereço da ocorrência divergente do ponto exato do acidente, o que atrasou o atendimento. Isso fez com que fosse acionada uma ambulância de uma base mais distante do verdadeiro local da ocorrência, e o trânsito no horário ampliou a dificuldade para a chegada.
O SAMU pede a colaboração dos munícipes e reforça a importância de se passar os dados corretos ao se comunicar com a central.
Vale destacar que, diante de cobrança pela CET de ambulância no local, às 7h15, o SAMU, inclusive, acionou uma segunda unidade para ajudar na localização da ocorrência. Quando a primeira ambulância estava retornando à base, encontrou a vítima na Avenida das Nações Unidas, em Santo Amaro, e iniciou o atendimento.
Todas as informações estão registradas no GPS da viatura enviada.
SAMU demora em atendimento por divergência sobre endereço de ocorrência
TV Globo – Bom Dia Brasil (em 3/5)
Nota enviada: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou ao local do acidente às 7h12 minutos e adotou as providências de isolamento do local. Imediatamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio de telefone específico de integração dos órgãos.
Ocorre que, anteriormente a este contato, o Samu já havia sido acionado, às 7h02, por uma munícipe que, no entanto, informou o endereço da ocorrência divergente do ponto exato do acidente, o que atrasou o atendimento. Isso fez com que fosse acionada uma ambulância de uma base mais distante do verdadeiro local da ocorrência, e o trânsito no horário ampliou a dificuldade para a chegada.
O SAMU pede a colaboração dos munícipes e reforça a importância de se passar os dados corretos ao se comunicar com a central.
Vale destacar que, diante de cobrança pela CET de ambulância no local, às 7h15, o SAMU, inclusive, acionou uma segunda unidade para ajudar na localização da ocorrência. Quando a primeira ambulância estava retornando à base, encontrou a vítima na Avenida das Nações Unidas, em Santo Amaro, e iniciou o atendimento.
Todas as informações estão registradas no GPS da viatura enviada.
Mais informações:
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) prioriza os atendimentos de maior gravidade e relevância clínica, conforme a Portaria/GM nº 2.048/2002, do Ministério da Saúde. Assim, as urgências são divididas em quatro níveis:
· NÍVEL 1 – Emergência ou Urgência de prioridade absoluta – Atender casos em que haja risco de morte. Encaminhamento imediato.
· NÍVEL 2 – Urgência de prioridade moderada – Atender os casos em que há necessidade de atendimento médico, não necessariamente de imediato.
· NÍVEL 3 – Urgência de prioridade baixa – Atender casos em que há necessidade de uma avaliação médica, mas não há risco de morte, podendo aguardar o atendimento.
· NÍVEL 4 – Urgência de prioridade mínima – Atendimento feito por um médico regulador, que orienta sobre o uso de medicamentos e cuidados gerais e encaminhamentos.
Na Central 192 do SAMU-SP, esta classificação é feita a partir das informações passadas pelo solicitante ao SAMU e com base em protocolos médicos e de enfermagem. É importante esclarecer que o SAMU foi criado para atender prioritariamente casos de emergência, em que o paciente corre o risco iminente de morte.
O SAMU-SP executa o serviço de urgência levando em consideração a estrutura de atendimento disponível e o melhor percurso para atingir menor tempo de deslocamento. O tempo médio é determinado por diversos fatores, a exemplo das distâncias percorridas, da dificuldade de acesso a alguns locais e da velocidade média da frota. O tempo-resposta para ocorrências de prioridade 1 é de 12 minutos (média) – padrão internacional. Os números são baseados na média de deslocamento registrada no sistema de bordo das ambulâncias.
De 1º de janeiro a 30 de abril de 2016 o SAMU-SP recebeu 784.771 ligações. Destas, 96.766 viraram ocorrência. Em 62.820 delas houve a necessidade de envio de ambulância. Do total de ocorrências, 68.144 foram classificadas como prioridade 1 ou 2.
No mesmo período deste ano, o SAMU-SP recebeu 709.139 ligações. Destas, 123.513 viraram ocorrência. Em 74.959 delas houve a necessidade de envio de ambulância. Do total de ocorrências, 67.772 foram classificadas como prioridade 1 ou 2.
SAMU demora em atendimento por divergência sobre endereço de ocorrência
RedeTV!
Globo News – ao longo da programação
TV Globo – Bom Dia São Paulo (em 3/5)
Nota enviada: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou ao local do acidente às 7h12 minutos e adotou as providências de isolamento do local. Imediatamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio de telefone específico de integração dos órgãos.
Ocorre que, anteriormente a este contato, o Samu já havia sido acionado, às 7h02, por uma munícipe que, no entanto, informou o endereço da ocorrência divergente do ponto exato do acidente, o que atrasou o atendimento. Isso fez com que fosse acionada uma ambulância de uma base mais distante do verdadeiro local da ocorrência, e o trânsito no horário ampliou a dificuldade para a chegada.
O SAMU pede a colaboração dos munícipes e reforça a importância de se passar os dados corretos ao se comunicar com a central.
Vale destacar que, diante de cobrança pela CET de ambulância no local, às 7h15, o SAMU, inclusive, acionou uma segunda unidade para ajudar na localização da ocorrência. Quando a primeira ambulância estava retornando à base, encontrou a vítima na Avenida das Nações Unidas, em Santo Amaro, e iniciou o atendimento.
Todas as informações estão registradas no GPS da viatura enviada.
Ministério da Saúde cria fila para diminuir tempo de espera para cirurgias eletivas
TV Globo – Jornal Nacional (em 2/5)
Nota enviada: A fila para consulta Médica Especializada II, que é avaliação pré-cirúrgica, no município de São Paulo, está em torno de 101 mil pessoas. Em relação ao tempo médio de espera, depende de cada especialidade. Estas informações já foram repassadas ao Ministério da Saúde.
Procedimentos para marcar consultas na AMA-E Santa Cecília mudaram há mais de um mês
Record TV – SP No Ar
Nota enviada: A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Centro informa que a fila citada pela reportagem não era para agendamento de consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Humberto Pascale, mas sim, para agendamento na Assistência Médica Ambulatorial Especialidades (AMAE) Santa Cecília, administrada em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) Iabas.
Os procedimentos para marcar consultas mudaram há mais de um mês. Antes, os agendamentos eram realizados apenas no primeiro dia útil de cada mês, mas atualmente, as consultas de retorno são agendadas no mesmo dia após o atendimento médico e as primeiras consultas podem ser agendadas em qualquer dia do mês.
Os pacientes já foram informados sobre essa alteração, no entanto, ainda há usuários que procuram o serviço no primeiro dia útil do mês para esses agendamentos, hábito que provoca a fila constatada pela produção. Esses pacientes que ficam na fila são acolhidos e agendados de acordo com a necessidade de cada caso.
O complexo mantém vários serviços em funcionamento: AMAE Santa Cecília, UBS Santa Cecília, PAI, APD, URSI, CER, Farmácia, onde há grande fluxo de usuários.
Rádios
SAMU demora em atendimento por divergência sobre endereço de ocorrência
BandNews FM
CBN
Nota enviada: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou ao local do acidente às 7h12 minutos e adotou as providências de isolamento do local. Imediatamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio de telefone específico de integração dos órgãos.
Ocorre que, anteriormente a este contato, o Samu já havia sido acionado, às 7h02, por uma munícipe que, no entanto, informou o endereço da ocorrência divergente do ponto exato do acidente, o que atrasou o atendimento. Isso fez com que fosse acionada uma ambulância de uma base mais distante do verdadeiro local da ocorrência, e o trânsito no horário ampliou a dificuldade para a chegada.
O SAMU pede a colaboração dos munícipes e reforça a importância de se passar os dados corretos ao se comunicar com a central.
Vale destacar que, diante de cobrança pela CET de ambulância no local, às 7h15, o SAMU, inclusive, acionou uma segunda unidade para ajudar na localização da ocorrência. Quando a primeira ambulância estava retornando à base, encontrou a vítima na Avenida das Nações Unidas, em Santo Amaro, e iniciou o atendimento.
Todas as informações estão registradas no GPS da viatura enviada.
SMS reagenda pacientes do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho
Rádio CBN
Resposta enviada: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que as cirurgias que seriam realizadas no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho (IAVC) estão sendo reagendadas em outros prestadores parceiros, como o Instituto Brasileiro do Controle do Câncer (IBCC), A.C. Camargo Cancer Center e Beneficência Portuguesa.
A Pasta já reforçou, junto ao Complexo Regulador, dedicar atenção especial aos pacientes que porventura ainda sejam dispensados pela entidade sem aviso prévio. A SMS trabalha no sentido de que não exista mais prejuízos aos pacientes que os já causados pela decisão unilateral do IAVC.
Impressos
SAMU demora em atendimento por divergência sobre endereço de ocorrênciaAgora São Paulo
Nota enviada: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou ao local do acidente às 7h12 e adotou as providências de isolamento do local. Imediatamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio de telefone específico de integração dos órgãos.
Ocorre que, anteriormente a este contato, o Samu já havia sido acionado, às 7h02, por uma munícipe que, no entanto, informou o endereço da ocorrência divergente do ponto exato do acidente, o que atrasou o atendimento. Isso fez com que fosse acionada uma ambulância de uma base mais distante do verdadeiro local da ocorrência, e o trânsito no horário ampliou a dificuldade para a chegada.
O SAMU pede a colaboração dos munícipes e reforça a importância de se passar os dados corretos ao se comunicar com a central.
Vale destacar que, diante de cobrança pela CET de ambulância no local, às 7h15, o SAMU, inclusive, acionou uma segunda unidade para ajudar na localização da ocorrência. Quando a primeira ambulância estava retornando à base, encontrou a vítima na Avenida das Nações Unidas, em Santo Amaro, e iniciou o atendimento.
Todas as informações estão registradas no GPS da viatura enviada.
O SAMU de São Paulo abre, diariamente, cerca de 1.200 ocorrências via 192. Essas ocorrências são classificadas e triadas seguindo um protocolo de reconhecimento, o “Medical Priority Dispatch System”. Após a classificação, todos os casos são avaliados pelo médico regulador, que é o tomador de decisão.
O SAMU prioriza os pacientes instáveis clinicamente, que podem morrer devido à sua situação clínica. São 122 ambulâncias que se alternam de acordo com as escalas de plantão.
Em relação ao caso do senhor José Alves de Araújo é necessário uma apuração mais criteriosa, porém, o SAMU lamenta a demora de atendimento ao chamado, que foi cancelado pelo solicitante cerca de 40 minutos após ser aberto. É importante destacar que o SAMU não deixa de acolher a nenhuma solicitação de agravo e o envio imediato do recurso depende de vários fatores que acabam por interferir no tempo de resposta desejável.
A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste esclarece que o Pronto-Socorro Municipal Augusto Gomes de Matos, unidade para qual o senhor José foi levado, é uma unidade pré-hospitalar 24 horas. Segundo a gerência, o paciente deu entrada na unidade pro volta das 20h30 do dia 30 de abril, para tratar de um ferimento na cabeça. Foi atendido pelo corpo clínico da unidade e submetido a uma sutura na cabeça. O médico solicitou avaliação neurológica e exame de tomografia junto ao Hospital Municipal Cármino Caricchio (Hospital Tatuapé), unidade hospitalar de referência para trauma, agendada para esta segunda-feira (1/5), porém, antes mesmo da liberação pelo PS, o paciente evadiu-se sem realizar o exame solicitado.
É importante salientar que, enquanto aguardava a liberação da vaga no Tatuapé, o paciente foi mantido em observação e assistido pela equipe do PS Augusto Gomes de Matos.
Já sobre o caso do paciente com esquizofrenia, o SAMU informa que está fazendo uma análise criteriosa do caso e reforça que acolhe todos os chamados via 192. O cancelamento dessa chamada foi feito pelo médico regulador que, após inúmeras tentativas, não conseguiu contato com o solicitante.
Vale destacar que o SAMU tem um bom tempo de resposta aos eventos com risco iminente de morte. Os casos que envolvem os pacientes com problemas psiquiátricos clinicamente estáveis são foco de estudo e de novas propostas com o objetivo de melhorar e direcionar esses casos.
SAMU demora em atendimento por divergência sobre endereço de ocorrência
Folha de S. Paulo
Nota enviada: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou ao local do acidente às 7h12 minutos e adotou as providências de isolamento do local. Imediatamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio de telefone específico de integração dos órgãos.
Ocorre que, anteriormente a este contato, o Samu já havia sido acionado, às 7h02, por uma munícipe que, no entanto, informou o endereço da ocorrência divergente do ponto exato do acidente, o que atrasou o atendimento. Isso fez com que fosse acionada uma ambulância de uma base mais distante do verdadeiro local da ocorrência, e o trânsito no horário ampliou a dificuldade para a chegada.
O SAMU pede a colaboração dos munícipes e reforça a importância de se passar os dados corretos ao se comunicar com a central.
Vale destacar que, diante de cobrança pela CET de ambulância no local, às 7h15, o SAMU, inclusive, acionou uma segunda unidade para ajudar na localização da ocorrência. Quando a primeira ambulância estava retornando à base, encontrou a vítima na Avenida das Nações Unidas, em Santo Amaro, e iniciou o atendimento.
Todas as informações estão registradas no GPS da viatura enviada.
Hospital do Servidor Público Municipal informa sobre morte de paciente
Diário Gaúcho
Nota enviada: O Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo lamenta informar que, apesar de todos os esforços da equipe médica, o caso da paciente Thereza de Jesus Garcia evoluiu negativamente e ela foi a óbito.
É importante ressaltar que trata-se de uma paciente idosa e com doenças preexistentes que agravavam o quadro clínico geral. Ela foi submetida a uma cirurgia arterial de alto risco e a família estava ciente das possíveis complicações. Vale destacar que o óbito se deu por complicações pós-cirúrgicas, como insuficiência renal e cardíaca.
O Hospital do Servidor está à disposição da família para mais esclarecimentos.
Em relação à denúncia de agressão, a direção informa que uma sindicância está em andamento para investigar os fatos e o funcionário permanece afastado de suas funções. O caso também está sendo investigado pelo Conselho Regional de Enfermagem e polícia.
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SAMU demora em atendimento por divergência sobre endereço de ocorrência
G1
Nota enviada: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou ao local do acidente às 7h12 minutos e adotou as providências de isolamento do local. Imediatamente acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio de telefone específico de integração dos órgãos.
Ocorre que, anteriormente a este contato, o Samu já havia sido acionado, às 7h02, por uma munícipe que, no entanto, informou o endereço da ocorrência divergente do ponto exato do acidente, o que atrasou o atendimento. Isso fez com que fosse acionada uma ambulância de uma base mais distante do verdadeiro local da ocorrência, e o trânsito no horário ampliou a dificuldade para a chegada.
O SAMU pede a colaboração dos munícipes e reforça a importância de se passar os dados corretos ao se comunicar com a central.
Vale destacar que, diante de cobrança pela CET de ambulância no local, às 7h15, o SAMU, inclusive, acionou uma segunda unidade para ajudar na localização da ocorrência. Quando a primeira ambulância estava retornando à base, encontrou a vítima na Avenida das Nações Unidas, em Santo Amaro, e iniciou o atendimento.
Todas as informações estão registradas no GPS da viatura enviada.