Rádios
Resposta à reclamação de ouvinte sobre disponibilidade de Dipirona na rede pública
Rádio Capital
Nota enviada: Em resposta a reclamação de ouvinte veiculada na manhã desta segunda-feira, 08 de maio, na Rádio Capital, a Secretaria Municipal da Saúde esclarece que o medicamento Dipirona Sódica está com o estoque acima da média geral, disponível em 97,2% das farmácias. Os usuários podem consultar no aplicativo Aqui tem Remédio qual o local mais próximo com disponibilidade do medicamento.
Vale ressaltar que que a falta de medicamentos e insumos na rede municipal ocorreu porque, a partir de setembro de 2016, as compras foram reduzidas drasticamente. Em janeiro deste ano, houve a retomada dos processos de compras para regularizar a situação dos estoques das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sujeita aos trâmites legais para recebimento e logística de entrega destes medicamentos. A pasta esclarece que diminuiu de oito para cinco dias úteis o prazo de entrega dos medicamentos para as unidades, assim que chegam ao almoxarifado central.
Impressos
Município conta com Programa de Vigilância e Controle de Leptospirose e Roedores
Jornal Agora São Paulo/ Revista da Hora
Nota enviada: A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) informa que há, no município, o Programa de Vigilância e Controle de Leptospirose e Roedores. O controle segue as diretrizes disponíveis neste link.
Todas as solicitações, tanto de munícipes como de unidades da esfera governamental municipal, estadual e federal, devem ser feitas por meio do telefone 156 ou pelo portal da Prefeitura: https://sp156.prefeitura.sp. gov.br/portal/, assunto “animais”, selecionar “animais que podem causar doenças e agravos à saúde”, e selecionar “denúncia de locais com roedores/ratos”, preenchendo os formulários conforme instruções do portal.
Os pedidos são automaticamente encaminhados às Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS), responsáveis pela área de abrangência em que se encontra o endereço da solicitação. É gerado um número de protocolo que deve ser anotado para consulta e acompanhamento do atendimento.
Entre as medidas para evitar a proliferação de roedores, a Covisa recomenda a limpeza cotidiana de terrenos, jardins e áreas comuns, coleta adequada de lixo, recolhimento de alimentos e água para cães e gatos durante a noite, assim como evitar acúmulo de entulho e inservíveis. É importante salientar que o controle químico de roedores, quando necessário, só é efetivo com a colaboração conjunta da população, evitando depositar resíduos e entulhos nos córregos e terrenos, zelando pela higiene e manutenção de suas residências e demais edificações sob sua responsabilidade de modo a não permitir a infestação de roedores e outros animais prejudiciais à saúde.
Segundo o Artigo 19º § 2º da Lei Municipal nº 13.725 de 09/01/2004, que institui o Código Sanitário Municipal, “os proprietários de imóveis particulares ou legalmente estabelecidos são responsáveis pela manutenção de sua propriedade em condições sanitárias que dificultem a presença de animais sinantrópicos que possam comprometer a preservação da saúde pública” e em seu Art. 22º - “Toda e qualquer edificação, urbana ou rural, deve ser construída e mantida, observando-se: I. a proteção contra as enfermidades transmissíveis e enfermidades crônicas, inclusive aquelas transmitidas ao homem por animais e vetores”.
Sobre outras pragas urbanas, acesse as informações da Série Educativa da Fauna Sinantrópica neste link.
Hospital Ermelino Matarazzo é referência e conta com 280 leitos
Jornal Agora São Paulo
Nota enviada: A Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) informa que o Hospital Municipal Professor Doutor Alípio Corrêa Netto, em Ermelino Matarazzo, é uma unidade de referência na região e que conta com 280 leitos. O quadro clínico da unidade estava completo, contando com 23 profissionais, entre clínicos gerais, ortopedistas, cirurgiões, pediatras, ginecologistas, neonatologistas, neurocirurgiões, bucomaxilos e oftalmologista.
A direção da unidade tem mantido os esforços para avaliação dos pacientes internados e de disponibilidade de leitos de internação.
Na manhã desta segunda-feira (8/5), devido a aumento de demanda, em especial de casos cirúrgicos, fez com que muitos pacientes aguardassem em leitos de observação.
A unidade prioriza casos clínicos mais graves e obedece a critérios de classificação de risco, mas nenhum paciente fica desassistido ou recebe atendimento no corredor.
Com relação à paciente Eliane Barros de Carvalho, a direção esclarece que ela aguardava resultados de exames para confirmação de diagnóstico, o que ocorreu somente nesta segunda-feira. A paciente, inclusive, já recebeu alta.
É importante ressaltar que desde o ano passado o Hospital unificou a triagem do Pronto-Socorro e da AMA (Assistência Médica Ambulatorial) de Ermelino Matarazzo e que os casos considerados não urgentes são encaminhados para a AMA.
Já sobre a limpeza, devido ao aumento na demanda de pacientes, a direção ampliou a quantidade de operações de limpeza não só nos banheiros, mas em outras áreas da unidade.
Saúde esclarece sobre disponibilidade de materiais em unidades de Saúde
Jornal O Estado de S. Paulo
Nota enviada: A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informa que todos os itens citados na lista que são de responsabilidade da Pasta, estão disponíveis na rede.
As fraldas, esparadrapo, algodão, compressa (embalagem com 10 unidades) e luvas descartáveis (três tamanhos) possuem, inclusive, estoque disponível no Centro de Distribuição (CDMEC) para reposição, caso necessário.
Os lençóis(três tamanhos diferentes), compressa (embalagem com cinco unidades) e luva descartável (tamanho P), estão com processo de compra em andamento. Sobre a pomada, esclarecemos que há diversos medicamentos nesta apresentação e, como não foi especificado, não há como checar.
Em relação ao abastecimento de itens de higiene (papel higiênico, papel toalha, sabonete, álcool em gel) assim como reparos de zeladoria (como troca de lâmpadas e reatores) são de responsabilidade diretamente das Organizações Sociais que administram os serviços. Vale ressaltar que todos os repasses para pagamento dos convênios e contratos de gestão estão em dia.
Em casos pontuais ou específicos de unidade de saúde sem os materiais citados, solicitamos que a reportagem forneça mais informações para melhor checagem dos fatos.
Vale destacar que que a falta de materiais hospitalares, assim como a de medicamentos e insumos na rede municipal, se deu nos primeiros meses deste ano pelo fato de a gestão anterior ter, a partir de setembro de 2016, reduzido drasticamente estas compras. Em janeiro deste ano, houve a retomada dos processos de compras para regularizar a situação dos estoques.
Internet
Município criou rede de atendimento para evitar que pacientes façam longas viagens para tratamento de fissurados labiopalatais
Faculdade Anhembi Morumbi
Nota enviada: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo esclarece que foi criada uma rede de cuidados voltada a fissurados labiopalatais juntamente à Rede Mãe Paulistana. Com isso, a unidade de referência para atendimento desta patologia passou a ser o Hospital Menino Jesus, no próprio município.
Somente os casos antigos seguem ainda para o Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-Faciais da Universidade de São Paulo, conhecido como Centrinho, em Bauru, com disponibilização, pela Pasta de um auxilio para custear o transporte.
Vale ressaltar que não há nenhum registro de problema geral na disponibilização deste recurso, porém, podem ocorrer situações pontuais, uma vez que a liberação é realizada de forma descentralizada, pelas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), e dependem de alguns fatores como apresentação de comprovantes.
Esclarecemos que no mês de abril houve um problema pontual na disponibilização do recurso para pacientes da supervisão de Saúde do Itaim Paulista e Cidade Tiradentes, na zona Leste, em decorrência de atraso ocasionado por trâmites burocráticos do Banco do Brasil. Com a mudança das equipes responsáveis houve a necessidade de abertura de novas contas, e em decorrência disso, não foi possível repassar o auxílio a alguns pacientes na data prevista. As supervisões auxiliaram no reagendamento dos atendimentos e a situação já foi normalizada.