A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres convida para a inauguração da Casa da Mulher Paulistana da Zona Norte – Casa Rosangela Rigo
9 de dezembro, às 10h, na rua Castro Maia, 251, Jardim São Paulo.
Em comemoração aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a SMPM inaugura um serviço inédito na cidade de São Paulo para acolhimento de mulheres em situação de violência familiar e de gênero, com funcionamento 24 horas, sete dias por semana.
A Casa Rosangela Rigo - nome dado em homenagem a Rosangela Rigo (1964-2015), ativista feminista pelo combate à discriminação de gênero e pela construção de políticas públicas pelos direitos das mulheres - irá acolher mulheres em situação de violência doméstica e familiar de gênero e suas/seus filhas/os com idade inferior a 18 anos e oferecerá alojamento temporário por até 15 dias, podendo ser prorrogado por mais 15.
Durante esse período, a mulher receberá atendimento psicológico e social e será encaminhada para orientação e atendimento jurídico. Na Casa, serão realizadas também atividades diárias a partir da perspectiva de gênero, como rodas de conversa, palestras e grupos reflexivos com as mulheres acolhidas. Para as crianças e adolescentes acolhidas/os com suas mães, haverá atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas diárias.