terça-feira, 6 de dezembro de 2016

INFORMATIVO sei - Gestão de contratos em papel no SEI

5 de dezembro de 2016
Gestão de contratos em papel no SEI
A partir de 6 de dezembro, os processos físicos (Simproc) relacionados a contratos administrativos devem ser digitalizados, em arquivos PDF, e incluídos em um novo processo SEI.
Conforme a Portaria SMG nº 01/2016, alterada pelas Portarias SMG nº 77/2016 e nº 85/2016, a partir do dia 6 de dezembro de 2016, as atividades de gestão de contratos firmados em papel devem ser realizadas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Para isso, os processos físicos (Simproc) relativos a contratos administrativos devem ser digitalizados para o SEI, em arquivos PDF, e incluídos num novo processo SEI do tipo Licitações: Gestão de Contratos. Além dos arquivos PDF, as unidades responsáveis pelos processos devem incluir um documento interno do SEI chamado Formulário de Identificação de Processo Digitalizado, que deve ser preenchido e assinado eletronicamente no sistema, e serve para identificar todos os documentos PDF incluídos no processo eletrônico.

A partir daí, todos os eventos contratuais, inclusive os pagamentos, devem ser tramitados unicamente no processo eletrônico de gestão do contrato. O processo original em papel deve receber uma cópia do formulário de identificação de processo digitalizado. Além disso, a unidade responsável deve registrar no Simproc um despacho informando o número do processo SEI que dá continuidade ao processo em papel, e deverá mantê-lo temporariamente sob sua guarda para eventuais consultas no período de transição do meio físico para o meio eletrônico.

Todas essas instruções estarão permanentemente disponíveis no portal do Processo Eletrônico: http://processoeletronico.prefeitura.sp.gov.br/ .


Scanners para digitalização dos processos

A Secretaria Municipal de Gestão (SMG), por meio do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios (PNAFM) e com apoio da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico (SF), adquiriu 210 (duzentos e dez) scanners para viabilizar a digitalização dos processos administrativos das secretarias municipais e subprefeituras. Já existe um plano de distribuição que contemplará  todos os órgãos. Nos próximos dias, os equipamentos serão preparados para retirada pelos órgãos junto à SMG.

Para que as unidades de assessoria de informática dos órgãos administrativos possam instalar e configurar os scanners, a SMG preparou material de orientação que acompanhará os equipamentos e também estará disponível na Internet, bem como o órgão prestará apoio técnico às unidades de informática locais.

Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC)