- Ministro da Saúde e demais dirigentes do MS lamentam falecimento do ex- governador do Pará Almir Gab
- #EntrevistaSUS | “O Brasil Sorridente pode ser considerado um dos programas do governo federal mais bem-sucedidos”, destaca Padilha
Álcool está associado a 49% das agressões físicas e a 21% dos acidentes no trânsito
Em 2011, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. Entre as pessoas envolvidas em acidentes, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool, revela o estudo inédito realizado pelo programa Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), do Ministério da Saúde, e apresentado hoje pelo ministro Alexandre Padilha.
Conselheiros e líderes comunitários de todo o país podem se inscrever até o dia 22 de março no curso gratuito de prevenção ao uso de drogas. A capacitação faz parte do Programa Crack, É Possível Vencer e é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). As inscrições podem ser feitas pela internet.
O membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e militante da luta antimanicomial Rosemeire Silva fala ao Cebes sobre as políticas contra o uso do álcool e outras drogas e as preocupações que envolvem a questão, particularmente do ponto de vista dos movimentos sociais.
A necessidade de maior financiamento público para a saúde no Brasil vem assumindo premência e o retardamento na solução dos problemas relativos à essa necessidade reflete o real compromisso da União com o Sistema Único de Saúde (SUS). Para aprofundar o debate, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) perguntou a alguns atores do setor sobre “o que fazer com mais recursos para a saúde”.
Diariamente, publicaremos tais propostas. Acompanhe e participe! CEBES
A Rede para Políticas Informadas por Evidências – EVIPNet visa promover parcerias sustentáveis entre os formuladores de políticas, pesquisadores e a sociedade civil para utilização da melhor evidência científica, no contexto da realidade do país, sobre questões de saúde pública. A inovação da metodologia EVIPNet é a abordagem com relação às decisões sobre políticas em que as ferramentas para determinar um problema são desenhadas para tomadores de decisão, diferentemente daquelas desenhadas para profissionais da área clínica.
A Rede busca, dentro do processo geral de formulação de políticas, o uso de processos sistemáticos para garantir que a pesquisa relevante seja identificada, avaliada e usada de maneira adequada. Também contribui para o desenvolvimento de métodos e estratégias inovadoras em saúde e é um espaço de troca de informações e experiências entre os países.
Leia mais.
A Rede busca, dentro do processo geral de formulação de políticas, o uso de processos sistemáticos para garantir que a pesquisa relevante seja identificada, avaliada e usada de maneira adequada. Também contribui para o desenvolvimento de métodos e estratégias inovadoras em saúde e é um espaço de troca de informações e experiências entre os países.
Leia mais.
A pesquisa É possível prevenir a antecipação do fim? Suicídio de idosos no Brasil e possibilidades de atuação do setor saúde continua ganhando destaque na imprensa. No dia 6 de fevereiro, a coordenadora-geral do estudo e pesquisadora doCentro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Cecília Minayo, participou de um debate no programa Tema Livre da Rádio Nacional, de acordo com a pesquisadora, no Brasil, a relação de idosos que pensam ou tentam cometer suicídio é de quatro para um.
- Reciclagem de lixo
- Haddad encontra-se com Alckmin