Foi realizada, no dia 30 de janeiro, no DataSUS, a primeira reunião da Coordenação Nacional do Movimento em Defesa da Saúde Pública - Saúde+10 de 2013, que contou com a presença de diversos voluntários, como os representantes da Fenafar, Força Sindical, Cebes, Conasems, Fenam, CFM, FNE, CES-MG, CFN, CMS de Ribeirão Preto e Porto Alegre, CES-RJ, SES-Pará, Cepa, Fenapsi, Abenfisio, Conam, Abra, Fenapae e demais entidades colaboradoras.
Na ocasião, diversos informes foram levantados, como a positiva participação do movimento no Fórum Social Temático 2013, realizado em Porto Alegre de 26 a 31 de janeiro, e o reforço do empenho das diversas entidades na coleta de assinaturas e na elaboração de novas estratégias.
Ficou ainda prevista a colaboração dos presentes pela preparação do Movimento, que estará presente, no dia 6 de março, na Marcha pela Cidadania, Desenvolvimento e Valorização do trabalho, organizada pela CTB, CUT, CGTB, Força Sindical, NCST e UGT. A marcha dará visibilidade à luta pela redução da jornada dos trabalhadores; pelo fim do fator previdenciário; pela retomada do investimento público; pelos 10% do PIB para educação, assim como 10% das RCB para a saúde, entre outras lutas.
Além da necessidade de centralização do recebimento das assinaturas no Conselho Nacional de Saúde, ficou estabelecido também, na primeira reunião do ano, o dia 6 de março como prazo para entrega e contagem de assinaturas para novo controle e definição de novos rumos pela intensificação do processo de coleta.
Também ficou definida para o mesmo dia a realização da III Plenária Nacional do Movimento Saúde+10, das 16h30 às 20h30, após a Macha pela cidadania, no Auditório do Conselho Federal de Psicologia.
Em breve, o movimento deverá ainda iniciar os preparativos e articulações necessárias para o envio de grandes delegações dos estados brasileiros para a capital federal, no dia 10 de abril, quando será realizado o Ato Nacional em Defesa da Saúde Pública - Saúde+10.
Fonte: http://www.saudemaisdez.org.br/