terça-feira, 7 de maio de 2013

Boletim de Notícias: Síndrome Pós-Pólio é debatida em reunião na Câmara


Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 16
Maio de 2013


Grupo debate sobre Síndrome Pós-Poliomielite

Médicos, gestores, pacientes e especialistas em Síndrome Pós-Poliomielite se reuniram sábado (27/04), na Câmara Municipal de São Paulo, para discutirem sobre esta condição, que ainda é pouco conhecida pela medicina. O encontro foi promovido pelo Grupo de Estudos de Doenças Raras (G.E.D.R.) e contou com a presenças da secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, e do vice-presidente da Câmara, o vereador Marco Aurélio Cunha. A síndrome pós–pólio é uma desordem neurológica que acomete pessoas por volta dos 40 anos que, pelo menos 15 anos antes, foram infectadas pelo vírus da poliomielite e desenvolveram uma forma aguda ou inaparente da doença. A principal característica é a perda das funções musculares que tinham permanecido estabilizadas no intervalo entre a recuperação e o aparecimento dos novos sintomas.  Segundo a Sociedade Brasileira de Genética Médica, entre 6% e 8% da população pode ser portadora de alguma doença rara. “Por serem raras, não há grande número de pacientes e especialistas em cada uma dessas doenças. Mas quando os grupos se reúnem, temos uma voz com maior força para ampliar os conhecimentos e multiplicar os avanços, pois os interesses são comuns”, alertou Marianne Pinotti.



Em entrevista para o CCSP, arquiteta da CPA fala sobre evolução da acessibilidade

Na última segunda feira (29), a repórter Márcia Dutra, do Centro Cultural São Paulo (CCSP), esteve na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), entrevistando a arquiteta e técnica da CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade), Silvana Cambiaghi, que falou sobre a evolução do conceito de acessibilidade. Silvana iniciou seus trabalhos na Prefeitura de São Paulo analisando e aprovando projetos Arquitetônicos na década de 90, época em que o tema “acessibilidade” não era popularmente abordado. “Hoje, esse assunto extrapolou para o âmbito do amplamente discutido”, segundo ela. De acordo com a arquiteta, o conceito do “Homem Padrão” ou “Homem Vitruviano”, modelo ideal de ser humano de proporções matemáticas perfeitas, deixa de ser referência, em nível hipotético, para dar vazão a um estereótipo atual de “homem multifacetado”. Somado-se a essa diversidade de biotipos, está outra concepção: a o do Desenho Universal, uma proposta de se projetar ambientes adequados a todas as pessoas.


Transporte é tema de reunião de trabalho do CMPD

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) realizou no sábado (27) o encontro do Grupo de Trabalho (GT) sobre Transporte para discutir o Serviço Atende.  A reunião aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo e contou com a presença de conselheiros e representantes de entidades sociais. Durante os trabalhos, foi organizada uma comissão, que fará um levantamento de propostas para tornar o serviço ainda mais eficiente. Entre as sugestões já apontadas pelo CMPD, estão a ampliação o perfil de pessoas que podem utilizar o Atende (atualmente apenas deficiências mais severas são contempladas com o transporte gratuito porta a porta) e o atendimento direto a entidades que atuam com pessoas com deficiência quando houver eventos de relevância para o público atendido. 



Audiência Pública do Programa de Metas tem intérpretes de Libras

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) cedeu dois intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a última audiência geral do Programa de Metas 2013 – 2016 da Prefeitura de São Paulo, realizada na terça-feira, 30, na Câmara Municipal.  O objetivo do encontro foi envolver a população, abrindo espaço para sugestões, críticas, e inclusão de novas ações num programa que atenda às necessidades dos paulistanos. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a capital possui aproximadamente 516 mil pessoas que declararam possuir alguma deficiência auditiva, por isso a importância de tornar a audiência acessível também a essa parte da população.



Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED
Rua Líbero Badaró, 425 - 32º andar - Centro -  São Paulo/SP - Tel.: 3913 - 4000 -  imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br   www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia - facebook.com/acessibilidadeeinclusao