Hoje, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, é uma daquelas datas que merecem que o país volte a ela uma consideração especial. Nessa reflexão, temos de levar em conta uma vitória indiscutível sobre o sofrimento e, ao mesmo tempo, os desafios que o Governo Federal vem enfrentando ininterrupta e qualificadamente, junto com a sociedade.
A vitória é que, no período de 20 anos concluído em 2011, tivemos uma redução em mais de metade da mortalidade materna – uma queda total de 55,3%, conforme o Ministério da Saúde. Apenas de 2010 para 2011, a queda foi de 8,5%. Essa redução auspiciosa é a resposta da realidade à qualificação da atenção obstétrica e da Atenção à Saúde Integral da Mulher nos estados e municípios.
Mas essa clara vitória é, para o Governo Federal, um motivo a mais para continuarmos a luta com maior convicção contra as causas que ainda atentam contra o direito das mulheres de uma saúde integral com mais autonomia, acesso e qualidade.
Eleonora Menicucci
Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres
Presidência da República