A Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA, da Secretaria Municipal de Saúde, órgão responsável por adotar e recomendar medidas para prevenir doenças e promover a saúde da população, disponibiliza em seu portal online o projeto “Guia do Cidadão Vigilante”.
A série “Guia do Cidadão Vigilante” é um informativo da COVISA que pretende orientar o cidadão sobre condições que devem ser observadas para utilizar produtos e serviços em nosso dia a dia.
Ao todo, estão disponíveis 14 guias online sobre temas como “Instituições de longa permanência de idosos”, “Consultórios médicos e odontológicos”, “Cuidados ao comprar alimentos” e “Tatuagem e piercing”.
De acordo com a o projeto, é essencial que você saiba identificar situações que podem oferecer risco à saúde ao adquirir produtos como cosméticos, alimentos, medicamentos e no uso de serviços, como salões de beleza, clínicas médicas, consultórios odontológicos, entre outros.
Os documentos – que estão disponíveis para baixar na versão PDF – abordam os temas de saúde pública de maneira simples e intuitiva, com imagens, além de dicas de como usufruir dos mais diversos serviços.
Confira a lista completa de guias disponíveis:
- Instituições de longa permanência de idosos;
- Consultórios médicos e odontológicos;
- Cuidados ao comprar alimentos;
- Massagem e estética;
- Alimentos perecíveis;
- Tatuagem e piercing;
- Salões de beleza;
- Medicamentos;
- Cosméticos;
- Academias;
- Saneantes;
- Creches;
- Óticas;
- Pet Shop e Clínicas veterinárias.
Acesse os Guias do Cidadão Vigilante, todos disponíveis para download.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde