segunda-feira, 15 de agosto de 2016

SBMFC convida membros para qualificar artigos de Saúde na Wikipedia

Provavelmente você já deve conhecer a Wikipedia. Talvez já tenha utilizado um dos artigos para se informar sobre alguma questão do campo da saúde (ou até sobre outros assuntos). Mas provavelmente nunca pensou em acessar a maior enciclopédia do mundo para consertar algum erro no conteúdo, ou criar um artigo novo.
Em parceria com o Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa, a SBMFC apresenta o projeto Wiki Saúde. Este projeto tem o objetivo de mobilizar coletivos, universidades, comunidades de solidariedade, frentes de trabalho, profissionais, pesquisadores e os diversos atores que compõe o Sistema Único de Saúde do Brasil, para explorar a Wikipedia como espaço de fortalecimento do controle social e participação popular a partir da qualificação e construção coletiva de conhecimento, com produção de artigos e melhoramentos dos que já existem. Ao usar a Wikipedia, pretende-se fortalecer a educação aberta e o conhecimento livre como estratégias de aprendizagem.
 Ao investir as ações de melhoria dos artigos ligados aos assuntos que envolvem a Medicina da Família e Comunidade na Wikipedia, garantimos que os atores do SUS tenham informações de qualidade quando as acessam na Internet (sabemos que a Wikipédia é um dos sites mais acessados no mundo, e em todas as buscas pelo menos uma vez ela aparece nos resultados mais relevantes).
 Esta ação visa fortalecer:
 1 - Participação popular e controle social
2 - Conhecimento aberto
3 - Promoção da Saúde
4 - Conhecimento de ferramentas e novos processos de colaboração na internet 
O Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa é um grupo formado por professores, pesquisadores, estudantes e voluntários dos projetos Wikimedia.
 Nesse sentido, a SBMFC convida os membros interessados em fazer parte do projeto. Caso tenha interesse, basta acessar o link abaixo e preencher o cadastro. Posteriormente faremos contato com os interessados para pactuar a proposta de trabalho.

Atenciosamente,
Rodrigo Lima
Diretor de Comunicação SBMFC