Equivalente textual – Folder – CIL:
A imagem inicia com um fundo vinho, um destaque em amarelo no
centro, com as letras em vinho e o título: ATENDIMENTO À PESSOA SURDA OU COM
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Logo abaixo, o fundo está branco e as letras estão cinza escuro,
escrito: Se você não sabe Libras, como atender uma pessoa surda ou com
deficiência auditiva?
Localizado ao lado esquerdo está descrito: Não se preocupe. A
Prefeitura de São Paulo possui, desde 2015, uma Central de Interpretação de
Libras, a CIL, que conta com uma equipe de intérpretes para auxiliar essas
pessoas em qualquer atendimento na cidade de São Paulo, preferencialmente em
serviços públicos.
E ao lado esquerdo da coluna estão dois bonecos de pessoas
interagindo, um intérprete de Libras da CIL diante do computador, com um
celular em cima da mesa, sorrindo para uma pessoa com deficiência auditiva.
A seguir, mais abaixo, em fundo bege, segue o título na cor
vinho: Como os intérpretes da CIL podem te ajudar na comunicação com uma pessoa
surda ou com deficiência auditiva?
É muito simples. Se você tiver acesso a um computador, celular,
ou tablet com internet, basta fazer o download gratuito do aplicativo
SMPED-CIL. Desta forma, você se conectará a um intérprete de Libras, por meio
de vídeo ou texto, e este poderá ajudá-lo na comunicação com a pessoa surda ou
com deficiência auditiva.
Imagens a baixo ilustra o descritivo:
(Intérprete de Libras da CIL usando um fone de ouvido com
microfone diante de um computador em contato com uma pessoa com deficiência
auditiva através do serviço online – Logo: Instale em PC com Windows) No
computador: Basta acessar www.L1brasil.com.br e clicar em “Instale no
PC com Windows”. Somente no primeiro acesso, será necessário realizar um
cadastro simples para criar seu login e senha.
(Duas pessoas com deficiência auditiva estão segurando um tablet
em que estão online com um Intérprete de Libras da CIL) No celular ou tablet:
Procure a sua loja de aplicativos Play Store (Android) ou App Store (iOS) – e
busque pelo aplicativo SMPED-CIL. Assim que localizar, clique em instalar.
Quando terminada a instalação, abra o aplicativo, abra o aplicativo o ícone.
(Uma pessoa com deficiência auditiva, acompanhada por um
intérprete de libras diante de uma atendente em um computador em um serviço
público) Atendimento no local: O atendimento in loco pode ser solicitado pela
pessoa surda, surdocega, ou com deficiência auditiva por e-mail, pelo
aplicativo ou pessoalmente na CIL. Desta forma, um intérprete ou
guia-intérprete a acompanhará pessoalmente e estará uniformizado com a camisa
abaixo.
Se a pessoa já conhece a CIL, ela pode chegar ao atendimento
conectado ao aplicativo. Nesse caso, o intérprete auxiliará na comunicação
entre vocês por meio de chamada em vídeo no celular ou tablet.
Se for este caso, informe ao intérprete tudo o que a pessoa
surda precisa saber sobre aquele atendimento para que o profissional possa
fazer a tradução em Libras simultaneamente. Facilite também o acesso do
intérprete a todas as dependências em que o usuário precisar se dirigir.
Horário de funcionamento da CIL:
Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h.
Dúvidas?
Se tiver qualquer dúvida, ou quiser fazer sugestões ou
reclamações, não deixe de nos contatar:
Para agendamentos:
Telefones: (11) 3913-4097 / 4095-4092