domingo, 27 de janeiro de 2013

População pode ajudar a melhorar qualidade do SUS por meio da Ouvidoria

Para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde vem aprimorando os mecanismos de comunicação direta com o cidadão. Para isso, estabeleceu várias formas de acesso à Ouvidoria, mecanismo institucional que depende da participação social para surtir efeito. O SUS acredita que a pessoa bem informada exerce melhor a cidadania e pode contribuir ativamente com a ampliação do conceito de saúde e de qualidade de vida.


A população pode fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios, além de solicitar informações sobre diversos temas relacionados à saúde. As pessoas também podem fazer denúncias, para o ministério tomar conhecimento de irregularidades e alertar os responsáveis. Tudo isso está sendo feito pelo Ministério da Saúde para intensificar a comunicação com a população e melhorar a qualidade do SUS.
  • Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria do SUS:

  • Secretaria Municipal da Saúde
A Ouvidoria Central da Saúde atende pessoalmente, via E-mail e por telefone
Localização: Rua Santa Isabel, 181 - 1º andar - Vila Buarque - São Paulo/ SP
tels: 3361-4443 / 3361-4445
e-mail:ouvidoriasaude@prefeitura.sp.gov.br
Horário de atendimento: 09:00 às 17:00hs.
Mario Sérgio Mendes Cardoso
Ouvidor da Saúde - SMS/G
Antes de contatar-nos, consulte:
ORIENTAÇÕES DA OUVIDORIA PARA ENVIO DE E-MAIL
COMPETE À OUVIDORIA CENTRAL DA SAÚDE DO MUNICÍPIO RECEBER E ENCAMINHAR ATRAVÉS DE E-MAIL AS SEGUINTES SITUAÇÕES:
Críticas, solicitações, reclamações, sugestões e elogios dos usuários do Sistema Único de Saúde, relacionados aos setores da Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo, bem como orientar sobre os serviços de Saúde da Rede Municipal de São Paulo.
  • Coordenação de Atenção Básica
  • Programas da Secretaria Municipal de Saúde
  • Coordenadorias Regionais de Saúde – ( Leste, Centro Oeste, Sudeste, Norte e Sul).

 
Antes de encaminhar sua mensagem
- SE SUA DÚVIDA FOR À RESPEITO DE MEDICAMENTOS, PRIMEIRAMENTE, ACESSE:
- SE SUA DÚVIDA FOR À RESPEITO TELEFONES E ENDEREÇOS DE UNIDADES DE SAÚDE, PRIMEIRAMENTE, ACESSE:
-SE SUA DÚVIDA FOR À RESPEITO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (VIGILÂNCIA SANITÁRIA, ZOONOSES, SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DESTA ÁREA), PRIMEIRAMENTE, ACESSE:

 
SE SUA SOLICITAÇÃO FOR DE OUTRA NATUREZA, LEIA ABAIXO:
VERIFIQUE SE SUA SOLICITAÇÃO PODE SER ATENDIDA PELO COORDENADOR DA UNIDADE DE SAÚDE. ACESSE:
CASO NÃO CONSIGA CONTATAR O COORDENADOR DA UNIDADE DE SAÚDE OU A RESPOSTA À SUA SOLICITAÇÃO NÃO SEJA SATISFATÓRIA OU, AINDA, O PROBLEMA NÃO SEJA SOLUCIONADO, ENVIE SUA MENSAGEM. DESTA FORMA SOLICITAMOS SIGA NOSSAS ORIENTAÇÕES ABAIXO:

 
ORIENTAÇÕES
INFORMAMOS QUE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA OUVIDORIA CENTRAL DA SAÚDE POR MEIO DE E-MAILS (MENSAGENS ELETRÔNICAS) NECESSITAM DE INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS, BEM COMO UMA LINGUAGEM CLARA E ACESSÍVEL, PARA O ENCAMINHAMENTO E RESOLUÇÃO DOS MESMOS.
OS DADOS PARA ABERTURA DE DEMANDA QUE DEVEM CONSTAR NA MENSAGEM:1. NOME COMPLETO
2. ENDEREÇO COMPLETO (rua, número, cep, bairro) 
3. TELEFONE PARA CONTATO
4. CASO O RECLAMANTE DESEJAR SIGILO – DEVE SER SOLICITADO NA 1ª MENSAGEM
INFORMAMOS AINDA QUE AS MENSAGENS QUE UTILIZEM LINGUAGEM INADEQUADA, COMO, POR EXEMPLO, OFENSAS, AGRESSÕES VERBAIS ETC., DIRECIONADAS OU NÃO AOS SERVIDORES PRESTADORES DESTES SERVIÇOS SÃO RETORNADAS PARA QUE SEJAM ENCAMINHADAS NOVAMENTE SEGUINDO NOSSAS ORIENTAÇÕES, A FIM DE QUE SEJA POSSÍVEL ATENDER A SOLICITAÇÃO DO USUÁRIO.
CASO A MENSAGEM INCIDA EM CRIME SERÃO TOMADAS MEDIDAS CABÍVEIS POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
NÃO SÃO DA COMPETÊNCIA DA OUVIDORIA CENTRAL DA SAÚDE DO MUNICÍPIO ASSUNTOS RELACIONADOS À:
1. As diferentes instituições públicas Estaduais / Federais, Subprefeituras, Secretarias Municipais (Exceto a Secretaria da Saúde) e Secretarias Estaduais, Ouvidoria Geral do Município, bem como os diversos órgãos públicos de nosso país: Conselho Regional de Medicina, SABESP, Polícia Militar, Ministério da Saúde, etc.
CASO O ASSUNTO NÃO SEJA DA COMPETÊNCIA DA OUVIDORIA CENTRAL DA SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, O MUNÍCIPE DEVE ACESSAR OS SERVIÇOS:
  • OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - 0800-175717
  • 156 
  • SAC - ATENDIMENTO AO CIDADÃO

ATENÇÃO
- A Ouvidoria não recebe currículos para ingresso nos serviços de saúde municipais. Para saber sobre pesquisas, estágios e voluntariado na Saúde acesse: (saiba mais)
- A Ouvidoria não recebe solicitações de serviços referentes à Vigilância Sanitária (saiba mais)
- A Ouvidoria não recebe solicitações referentes à Limpeza Urbana, corte de árvore etc. (saiba mais) 

Secretaria do Estado da Saúde

Ouvidoria
    Ouvidor: Professora Elza Lobo
    E-mail: ouvidoria@saude.sp.gov.br
 Telefone(11) 3066-8359 / 3066-8684 / 3081-2817 
http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/acesso-rapido/ouvidoria-na-saude

Pelo Ministério da Saúde:
Telefone 136 – Em 2011, o Ministério da Saúde solicitou à Anatel a troca do número 0800 61 1997 pelo número 136. O objetivo é facilitar a memorização e o acesso da população à Ouvidoria e serviços de orientação. O atendimento funciona 24 horas. A ligação pode ser feita, gratuitamente, de telefones fixos, públicos ou celulares, de qualquer local do país. De segunda a sexta-feira, de 7h às 22 horas, atendentes recebem as manifestações dos usuários do SUS.
No atendimento humanizado do Disque Saúde, os teleatendentes têm à disposição o Banco de Informações Técnicas em Saúde (BITS), com mais de dois mil dados sobre temas diversos.
Carta SUS – A Carta SUS já foi enviada para 10,1 milhões de usuários do SUS, que podem avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública e nas unidades conveniadas, inclusive com críticas, elogios e sugestões de melhorias. As correspondências irão reforçar o controle contra o desperdício de recursos, a partir da colaboração da população.
Assista a matéria sobre o envio de mais de 10 milhões de Cartas SUS
  • Ouvidoria Itinerante – Uma equipe da Ouvidoria Geral do SUS percorre municípios e comunidades para coletar informações junto às populações mais afastadas para saber sobre a acessibilidade e a qualidade dos serviços prestados pelo SUS, e também, pessoas que ainda não possuem acesso aos serviços. O trabalho, que ocorre até de forma fluvial em comunidades ribeirinhas, envolve escuta qualificada e a realização de oficinas de educação em saúde.
    Pesquisa Rede Cegonha – Para saber a opinião de mulheres que tiveram filhos na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde, a Ouvidoria-Geral do SUS vem fazendo contato telefônico com essas mães. A pesquisa de satisfação é composta por 44 questões relativas ao pré-natal, parto, pós-parto e à saúde da criança. No período de 10 de maio a 31 de outubro, cerca de 150 mil mulheres foram contatadas.
    Site – Pelo endereço eletrônico www.saude.gov.br é possível registrar e acompanhar o andamento da crítica ou sugestão feita por escrito.
    Por carta – Deve-se enviar a carta com nome e endereço completos para o seguinte destinatário:
    Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde
    Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS
    Setor da Administração Federal (SAF) Sul
    Quadra 2, Lotes 05/06, Ed. Premium, Torre I
    3º andar, sala 305
    CEP: 70.070-600. Brasília-DF