Pretendemos com este veículo fortalecer a participação social, o Conselho Gestor de Saúde do Distrito de Saúde de Saúde de Vila Maria/ Vila Guilherme e o SUS.
quinta-feira, 30 de junho de 2016
MS lança campanha voltada à saúde dos homens gays e bissexuais
quarta-feira, 29 de junho de 2016
MS e Núcleo de Telessaúde da UFRGS lançam seis novos Protocolos de encaminhamento da Atenção Básica para a Atenção Especializada
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC), e Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS/UFRGS), acabam de disponibilizar mais seis Protocolos de encaminhamento da Atenção Básica para a Atenção Especializada com os temas: Cardiologia, Reumatologia e ortopedia adulto, Ginecologia, Cirurgia Torácica e Pneumologia, Urologia e Proctologia.
As publicações têm o objetivo de orientar as equipes que atuam na atenção básica, qualificando o processo de referenciamento de usuários para outros serviços especializados. É uma ferramenta, ao mesmo tempo, de gestão e de cuidado, pois tanto guiam as decisões dos profissionais solicitantes quanto se constitui como referência que modula as avaliações apresentadas pelos médicos reguladores. Na prática, os protocolos evitam, em número considerável, os encaminhamentos para a atenção especializada.
A publicação dos Protocolos é mais uma oferta do Ministério da Saúde/UFRGS que tem o objetivo de aumentar a resolutividade da atenção básica, possibilitando melhor organização do acesso às ações e aos serviços de saúde especializados.
Acesse, abaixo, as publicações:
Acesse, também, o protocolo para as áreas de Endocrinologia e Nefrologia, publicado em 2015:
Jornais destacam estudo que revela alta prevalência da depressão pós-parto
terça-feira, 28 de junho de 2016
No ar, novo número da revista Ensaios & Diálogos em Saúde Coletiva
Este número traz como tema de capa o Brasil da dengue, zika, chikungunya e microcefalia, considerando as medidas de impacto definitivo no combate aoAedes aegypti, os direitos reprodutivos e os desafios para o SUS.
Reforçamos a parceria com Caco Xavier, responsável pelas ilustrações. Na capa, Caco homenageia o famoso quadro do Rodolfo Amoedo ‘O Último Tamoio’ e ressalta "o rosto desta Ensaios & Diálogos é uma mistura de sangramento e vazamento da Samarco, que leva de roldão: animais, pessoas, casas, Congresso Nacional, mostrando ainda o país sem saneamento sendo invadido pelo Aedes".
Dentre os articulistas: Alcides Miranda; José Sestelo; José Ivo; Gustavo Bretas; João Gabbardo dos Reis; Comissão de Epidemiologia; Maria Glória Teixeira; GT de Gênero e Saúde, Reinaldo Guimarães; Renato Dagnino; Kenneth Camargo Jr.; Fábio Bolognani e Geórgia Fonseca.
A Abrasco continua de azul pelo SUS e somos cada vez mais.
Tribuna livre: todas as falas já estão disponíveis no YouTubeda ENSP
segunda-feira, 27 de junho de 2016
Radis traz reportagens sobre dívida pública, aborto e novo marco da ciência e tecnologia
Poluição sonora também é questão de educação
sexta-feira, 24 de junho de 2016
"Caderno HumanizaSUS - Atenção Hospitalar"
Baixe aqui (nesse link: http://www.redehumanizasus.net/…/atencao_hospitalar_vol_3_v…) o "Caderno HumanizaSUS - Atenção Hospitalar", que contém reflexões acerca da humanização nos hospitais, artigos analíticos sobre experiências com diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização, relatos e reportagens sobre iniciativas de humanização que dão certo.
Humanização aqui entendida como resultado da atuação sobre os processos de trabalho no cotidiano dos serviços hospitalares, no sentido de melhorar a qualidade da assistência prestada e a satisfação do usuário e do trabalhador.
Conheça também as demais publicações que integram o Acervo Digital de Humanização da Rede HumanizaSUS neste link:http://www.redehumanizasus.net/acervo-digital-nacional-huma…
Lançamento de Observatório reforça pioneirismo do Brasil nas políticas de controle do tabaco
Documentário Zika dá voz às mulheres vítimas da epidemia
quinta-feira, 23 de junho de 2016
Entrevista: pesquisadora fala sobre violência, desigualdades sociais e suicídio entre idosos
Reportagem analisa gastos públicos em saúde
Zika: criada rede de especialistas para apoiar enfrentamento ao vírus
quarta-feira, 22 de junho de 2016
Precisamos falar sobre o aborto
Seguro, para quem tem dinheiro, legalizado para homens - ainda que metaforicamente proibido por lei, é praticado todos os dias. O aborto, tema de disputas políticas, jurídicas e religiosas, é um dos grandes tabus nacionais. Uma das perspectivas mais importantes para se discutir o assunto, a da saúde pública, muitas vezes, é ignorada. No Dia Internacional da Mulher, muitas delas e alguns homens aderiram a uma campanha, nas redes sociais, pela legalização do aborto. No Brasil, só existem três hipóteses legais para a interrupção voluntária da gravidez: em vítimas de estupro, em caso de risco de morte para a mãe e quando o feto é anencéfalo. A proibição, para todos as demais situações, é a perfeita tradução da hipocrisia nacional. Na prática, um milhão de abortos são realizados ilegalmente, por ano, no país. Ao fechar as portas da saúde para as mulheres que não desejam dar continuidade à sua gestação, os homens que fazem as leis abrem as janelas por onde entram o aborto inseguro, as sequelas físicas e emocionais e, em alguns casos, a morte. A Revista Radis de março trouxe uma grande reportagem sobre o tema. No texto, o aborto é discutido à luz pública, com dados comparativos sobre o que ocorre no Brasil e em países onde as leis são menos restritivas à prática. O Silêncio Ensurdecedor do Aborto é o título da reportagem, que pode ser acessada em anexo.SAIBA MAIS
Vacina contra zika estará disponível para testes em novembro, informa Ministério da Saúde
terça-feira, 21 de junho de 2016
Revista Ciência e Saúde Coletiva: pesquisadores da ENSP falam sobre saúde do idoso
Saúde da Família: modelo avança, mas ainda é permeado de contradições
Cuidado centrado no paciente nos serviços de saúde é tema de pesquisa da ENSP
segunda-feira, 20 de junho de 2016
Ministério da Saúde lança série educativa Crianças contra Zika
Carta de Fortaleza defende o Sistema Único de Saúde
domingo, 19 de junho de 2016
Livro analisa problemática da medicalização em psiquiatria
Reportagem promove campanha de conscientização dos frentistas
sábado, 18 de junho de 2016
Saúde é importante para o país crescer
Convocatória para a Marcha em Defesa da Saúde, da Seguridade Social e da Democracia
Convocatória para a Marcha em Defesa da Saúde, da Seguridade Social e da Democracia
O Brasil passa por um momento histórico, onde a defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro estão na agenda dos movimentos sociais e de todos os cidadãos. Não são poucos os ataques às conquistas que a sociedade arduamente lutou e garantiu como parte integrante da nossa Constituição Cidadã. Seja através de projetos que tramitam na Câmara e no Senado, e pelas ações adotadas pelo governo interino, onde o tamanho do estado passa a ser ameaçado, o fato é que somente com mobilização e organização conseguiremos enfrentar e barrar a extinção de nossos direitos. Frente a isso e tendo por base a defesa permanente do SUS, o Conselho Nacional de Saúde – CNS deliberou pela realização da “2ª Marcha em Defesa do SUS e da democracia”, em Brasília, no próximo dia 06 de julho. A “1ª Marcha em Defesa do SUS e da democracia”, aconteceu em dezembro de 2015 como atividade inicial da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Com o objetivo de reafirmar os princípios do SUS, em defesa de uma saúde publica universal e de qualidade, a marcha reuniu cerca de 10 mil manifestantes, representando os mais variados segmentos da sociedade e de diversos estados brasileiros.
sexta-feira, 17 de junho de 2016
Cadernos' debate políticas e serviços de saúde
Fiocruz lança e-book interativo sobre o Sistema Único de Saúde
Ministério Público e sanitaristas se unem a favor do SUS
‘Cidadania de papelão’: Radis de junho mergulha no universo dos que vivem em situação de rua
Quem ganha com a guerra às drogas? Pesquisador da ENSP rebate declaração de ministro que pediu aumento da repressão a usuários
Entrevista com Gastão Wagner: ‘Excluir o direito à saúde é barbárie’
quinta-feira, 16 de junho de 2016
Saúde: precisamos falar sobre subsídios
Alguns subsídios têm sistematicamente fugido da análise do governo interino e da grande mídia. Na edição 319, devido à redução de R$ 5,5 bilhões no orçamento previsto para o Ministério da Saúde neste ano, verbas da Saúde destinadas ao programa Farmácia Popular e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) só vão durar até agosto. E, na 318, OIT aponta que emprego decente e política social são chaves para fim da pobreza.
Carta de repúdio às portarias GM/MS 958 e 959/2016
Brasil necessita de incentivos governamentais e tecnologias de ponta para combater doenças negligenciadas
Especialistas reforçam: contaminação dos alimentos por agrotóxicos é altíssima no Brasil
'Proibicionismo é modelo fracassado', defende Paulo Amarante, posicionando-se contra declaração de ministro sobre guerra às drogas
Inscrições abertas para capacitação em vigilância sanitária para ações de controle do tabaco
quarta-feira, 15 de junho de 2016
CSP debate mídia e comunicação da saúde
Ciência e Saúde Coletiva' debate os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
I Seminário de Atenção Domiciliar da Região de Vila Maria/Vila Guilherme
I Seminário de Atenção Domiciliar da Região de Vila Maria/Vila Guilherme
Objetivo: Dialogar sobre a Atenção Domiciliar.
Dia: 28 e 29/07/2016
Horário: 8:00 às 14:00 horas
Dia: 28 e 29/07/2016
Horário: 8:00 às 14:00 horas
Clique no link abaixo para maiores informações e faça sua Inscrição AQUI
RAPS- Avanços e desafios no trabalho em Rede Vila Maria/Guilherme: 1º Seminario de Atenção Domiciliar: Atenção , Estão abertas as inscrições para o I Seminário da Atenção Domiciliar da Região Vila Maria e Vila Guilherme.
Reportagem destaca gastos do SUS com atendimentos feitos a clientes de planos de saúde
Lançamento: Uma ou Várias? IdentidadeS para o Sanitarista
Lançamento:
Uma ou Várias?
IdentidadeS para o Sanitarista
Allan Gomes de Lorena e Marco Akerman
O lançamento será dia 21/06 na Faculdade de Saúde Pública da USP, Auditório Paula Souza às 18h, sito, Avenida Dr Arnaldo, 715, próximo ao Metrô Clínicas.
EAD oferece mais de mil vagas em cursos de especialização a distância
Nota Pública do Fórum de Coordenadores de Pós em Defesa do SUS e do Estado Democrático de Direito
Boletim do Cecovisa destaca sustentabilidade do SUS
Assinar:
Postagens (Atom)