segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

TCM - Curso "Controle Social e Conselhos de Políticas Públicas"



ABERTURA DE CURSO DE EXTENSÃO


Controle Social e Conselhos de Políticas Públicas


Carga horária: 60 horas

Início:- turma MANHÃ 03/02/16 (das 9 às 12h)
 - turmaNOITE17/02/16 (das 19h às 22h)

Instrutores:
André Galindo da Costa
AntoniaConceição dos Santos



Inscrições: www.escoladecontas.tcm.sp.gov.br – Cursos – Cursos Presenciais Agendados.

Participação nas Turmas: Confirmada no ato da inscrição.

Demais Informações: (11) 5080-1387 ou pelo e-mail escoladecontas@tcm.sp.gov.br




O curso Controle Social e Conselhos de Políticas Públicas trata de como a sociedade brasileira e as instituições políticas do país evoluíram a ponto da democracia representativa conviver com instrumentos participativos. Um marco desse processo foi a promulgação da Constituição de 1988 que ampliou tanto os direitos sociais como também as possibilidades da sociedade ser incluída no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas. Tal curso tem um enfoque nos conselhos de políticas públicas dentro do contexto do município de São Paulo, porém tantos os temas que serão discutidos como a formação oferecida é de interesse de diversos segmentos da sociedade, que porventura se interessem em compreender melhor os processos de cidadania e as características e desafios do Estado brasileiro.


Objetivo:

O objetivo deste curso é construir um entendimento sobre a função pública dos conselheiros (as) de direitos e seupapel como interlocutores dos demandantes/usuários dos serviços públicos ou das políticas públicas. Também busca situar os conselhos como espaços de interlocução com os sujeitos demandantes e/ ou usuários das políticas públicas e o poder público e apresentar as principais características da organização administrativa do Estado e os seus principais instrumentos de planejamento.


Público Alvo:

Auditores, servidores públicos, membros dos conselhos de políticas públicas e do conselho tutelar, representantes da sociedade civil e demais interessados.



Módulos:

Módulo 1 – Os Conselhos de Direitos e a Função Pública dos Conselheiros (24h)

Módulo 2 – Organização do Estado e Políticas Públicas (18h)


Módulo 3 – Desafios para o Controle Social na Cidade de São Paulo(18h)