quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Quadrinhos, sexo e humor no Porta Curtas!

O que a política, o sexo e o escracho têm em comum? Bom, muita coisa, né, mas o que importa é que os três temas foram trabalhados por grandes cartunistas brasileiros em filmes que você pode assistir na íntegra no Porta Curtas!

Da sátira despudorada de Belmonte nos períodicos da década de 20, passando pelo quadrinho de sacanagem de Carlos Zéfiro entre as décadas de 50 e 70, até chegar no underground dos anos 80 com Angeli, pai de personagens lendários como Wood & Stock e Rê Bordosa, a história da evolução das HQ's brazucas pode ser acompanhada através destes deliciosos curtas.


Não vai dar o mole de perder, né? Manda bala no play e boas sessões!

Equipe Porta Curtas
 
Zéfiro Explícito
A história do lendário cartunista Carlos Zéfiro, cujos quadrinhos cheios de sacanagem influenciaram várias gerações e incendiaram a cabeça de muita gente entre as décadas de 50 e 70.
O catecismo sacana de Zéfiro
Detalhes da obra 
Gênero: Documentário
Diretor: Sergio Duran, Gabriela Temer
Duração: 20 min
Dossiê Rê Bordosa Belmonte 
O crime que chocou o Brasil. O que levou Angeli a matar sua mais famosa criação? A morte de Rê Bordosa ainda gera tanta polêmica quanto a mítica figura assassinada.
Belmonte, famoso chargista e caricaturista brasileiro que despertou a ira de Getúlio Vargas durante o Estado Novo com sua sátira despurada, é o tema do curta de Ivo Branco, realizado em 1981.
Angeli 24h Réquiem 
Acompanhe o cotidiano de Angeli, um dos cartunistas mais famosos do Brasil, e entenda porque a cidade São Paulo ajudou a construir vários de seus personagens.
Adaptação para o cinema do livro em quadrinhos de mesmo nome de Lourenço Mutarelli, grande autor brasileiro de quadrinhos underground. O filme narra dois eventos marcantes da vida de Lourenço a partir de desenhos e referências pessoais do autor.