sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Relatório de Imprensa SMS( Secretaria Municipal de Saúde) – 16 de agosto de 2017



TVs
Em seis meses SAMU-SP registra mais de 6.800 trotes por crianças e adultos
TV Globo/Jornal Nacional
Nota enviada: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) informa que, em 2013, a média mensal de trotes passados por crianças e adolescentes à central 192 foi de 11.070, o equivalente a 5,72% do total de ligações atendidas.
         Em 2014, foram registrados 8.739 trotes, o que representa 4,69% do total de ligações atendidas.
         Em 2015, recebeu 4.733 trotes, 3,62% do total de ligações atendidas.
         Em 2016, 8.190 trotes, 5,35% do total de ligações atendidas.
         E, até junho de 2017, foram 6.847 trotes de adultos e crianças, o que equivale a 4,12% do total de ligações atendidas.

CCZ-SP orienta população sobre a presença de pombos
TV Globo/SPTV 1ª Edição
Nota enviada: Em relação a pombos na cidade de São Paulo, o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP) consiste em visitas e ações educativas que têm por objetivo incentivar os responsáveis e/ou proprietários de imóveis a adotarem medidas preventivas. A demanda relacionada a pombos é recebida pelo 156 e encaminhada diretamente à Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da área de abrangência do endereço do solicitante ou do problema. Uma equipe faz a inspeção no local para averiguar a presença das aves, para analisar se há condições favoráveis à sua presença e para orientar sobre as medidas que devem ser adotadas no local pelo responsável.
         Os pombos são atraídos principalmente por alimentos deixados em via pública, permitindo assim sua fixação a determinado local e sua reprodução. Quando recebem alimentos em grande quantidade, ocorre aumento na reprodução, o que desencadeia um crescimento da população, e, por consequência, causa prejuízos à saúde ou incômodos aos munícipes que vivem no entorno, em função da grande quantidade de fezes acumuladas, restos de ninhos e ovos.
         É importante adotar algumas medidas preventivas, como:
- Não alimentar os pombos para que sua população permaneça controlada. Os pombos devem se alimentar de grãos e sementes que encontram na natureza, pois, além de ser essa a sua alimentação natural, isso mantém a sua população sob controle;
- Recolher sobras de alimentos de animais domésticos, aves de gaiola e criação, restos de merenda escolar e lixo orgânico, para não atrair pombos, ratos e baratas. O hábito de fornecer alimentos para pombos acarreta desequilíbrio populacional com proliferação excessiva dessas aves, desencadeando problemas para o meio ambiente e afetando a qualidade de vida das pessoas;
- Colocar barreiras físicas que impeçam o abrigo ou o pouso das aves;
- Eliminar a fonte de alimento, quando identificada.
         Denúncias e solicitações para vistoria em imóveis podem ser feitas pelo 156 ou pelo site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/ - GUIA DE SERVIÇOS “Animais”, ASSUNTO “Animais que podem causar doenças e agravos a saúde”, SERVIÇO “Denúncia de locais com pombos” e seguir as orientações posteriores.
         A população dos pombos varia de acordo com as condições ambientais propícias, por esse motivo não é possível realizar o monitoramento no município. Há locais em que os pombos estão mais presentes devido à maior disponibilidade de alimento.

Mais informações         Segundo o artigo 19º § 2º da Lei Municipal no 13725 de 09/01/2004, que institui o Código Sanitário Municipal, “os proprietários de imóveis particulares ou legalmente estabelecidos são responsáveis pela manutenção de sua propriedade em condições sanitárias que dificultem a presença de animais sinantrópicos que possam comprometer a preservação da saúde pública” e em seu art. 22º - “Toda e qualquer edificação, urbana ou rural, deve ser construída e mantida, observando-se: I. a proteção contra as enfermidades transmissíveis e enfermidades crônicas, inclusive aquelas transmitidas ao homem por animais e vetores”.
         No entanto, é preciso ficar atento à Lei de Crimes Ambientais, de nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que em seu artigo 32, estabelece que “é proibido praticar atos de maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, sujeito à pena de detenção”.

Rádios

Médica veterinária do CCZ detalha campanha de vacinação contra raiva
Rádio Record - A dra. Maria Cristina Novo, do Centro de Controle de Zoonoses, será entrevistada nesta quinta-feira (17) para falar da campanha de vacinação contra raiva, ação que começa na próxima semana.

Covisa adota nova forma de contratações de veículos
Rádio Capital
Rádio Globo
Nota enviada: A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) está iniciando um processo de modernização do modelo de locação de veículos, de modo a permitir controle eletrônico das viagens e geolocalização dos veículos e assim melhor atender às demandas de vigilância. 
Por isso, a Covisa está realizando este remanejamento dos veículos de contratos vigentes para atendimento às demandas das unidades de Vigilâncias em Saúde. 
Esclarecemos, contudo, que estamos adotando as ações administrativas para a adesão, quando cabível, ao modelo de transporte por aplicativo para que as atividades da unidade não sejam afetadas.                       
É importante destacar que a nova forma de contratação de veículos trará economia aos cofres públicos, sem perder eficiência, uma vez que os recursos serão melhores utilizados.

Saúde mantém tratativas para implantar equipe no Hospital São Paulo
Rádio CBN
Nota enviada: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que está em tratativas com o Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo, a fim de equacionar, do ponto de vista jurídico e administrativo, a implantação antecipada de uma equipe de atendimento, da futura UPA Vila Mariana, no Pronto-Socorro do hospital, visando, assim, retomar o atendimento à população na unidade.

Suvis da Sé realiza inspeção em imóvel na região central
Jovem Pan
Nota enviada: A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o local informado pela reportagem é acompanhado periodicamente pela Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis) da Sé. A última inspeção aconteceu nesta terça-feira (15), quando foi verificada a limpeza do local e o bombeamento diário de água para fora do prédio. O local apresentava somente poças de água por conta da chuva.
         Na ocasião, o dono do hotel citado na reportagem também foi abordado pelo agente da Suvis, que constatou a presença de pernilongos no local. Por conta disso, será realizada ainda nesta semana nova avaliação no entorno dos dois prédios para verificar a presença de novos focos de proliferação do mosquito e tratamento quando for indicado.

Impressos
SMS fala sobre nova forma de contratação de veículos
Agora São Paulo
Nota enviada: A Prefeitura esclarece que a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) não está sem transporte nem com os trabalhos comprometidos. A Covisa manteve parte dos veículos próprios e está em processo de adesão à ATA de transporte por aplicativo para otimizar a frota – como, por exemplo, desonerar a manutenção e monitorar o trajeto percorrido por viagem. Os serviços dos agentes não serão interrompidos nem prejudicados.
Internet
SMS se posiciona sobre relatório do Cremesp
Rede Brasil Atual
Nota enviada: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo não teve ainda acesso ao relatório do Cremesp, porém, esclarece que nenhuma das internações/encaminhamento para tratamento em dependência química realizadas pelo Programa Redenção se deu de forma involuntária ou compulsória.
         O grande diferencial do programa é justamente a busca por tratamento junto à unidade avançada do Caps Prates, localizado na rua Helvetia, que já realizou, entre 26 de maio e 13 de agosto, 1.770 atendimentos desde sua inauguração em 26 de maio.
         Vale destacar, ainda, que a Pasta não tem nenhum convênio firmado com unidade de saúde fechada.

Diretrizes da Atenção Básica de Saúde seguem em processo de debate Catraca Livre
Nota enviada: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo esclarece que ainda seguem em processo de debate as diretrizes da Atenção Básica de Saúde e que, desta forma, qualquer afirmação sobre o tema é mera especulação. Antes de qualquer proposta concreta, a população e todos os demais atores deste processo deverão ser consultados.
         Em relação à alteração de horário de algumas UBS, a pasta esclarece que houve uma adequação do horário dos servidores, após a devida aprovação dos respectivos conselhos gestores, mas que o período de atendimento permanece o mesmo.
         Esclarecemos ainda que a Vigilância Sanitária não está sem transporte nem com os trabalhos comprometidos. A COVISA manteve parte dos veículos próprios e está em processo de adesão à ATA de transporte por aplicativo para otimizar a frota - por exemplo desonerar a manutenção e monitorar o trajeto percorrido por viagem. Os serviços dos agentes não serão interrompidos nem prejudicados.