domingo, 24 de fevereiro de 2013

25 e 26/02- Governança e Solidariedade global: o lugar da sociedade civil


A realização de grandes encontros internacionais da sociedade civil tem mobilizado inúmeras organizações e movimentos sociais, além de atrair atenção da sociedade em geral para os temas em debate. A Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, por exemplo, realizada em 2012, reuniu mais de vinte mil participantes de organizações e movimentos de defesa de direitos e atraiu um público de 300 mil pessoas durante os nove dias do evento. O Fórum Social Mundial, cuja próxima edição será na Tunísia no próximo mês de março, é outro exemplo de encontro internacional da sociedade civil que tem marcado a agenda internacional da última década.


No entanto, apesar da intensa participação em eventos dessa natureza, seus impactos nem sempre são visíveis: em espaços oficiais, a sociedade civil é muitas vezes consultada, mas nem sempre vê o resultado dessas consultas nas negociações finais. Os espaços autônomos, organizados e geridos pela sociedade civil, por sua vez, nem sempre conseguem engajar em diálogo com setores governamentais, o que acaba limitando seu poder de incidência.

Nesse sentido, o Seminário Internacional Governança e Solidariedade Global: o lugar da Sociedade Civilpretende debater, de forma crítica e a partir da experiência prática, espaços de governança da sociedade civil em âmbito internacional, sejam eles oficiais ou autônomos. É tempo de avaliar a experiência das organizações e movimentos sociais do Brasil em espaços internacionais, tendo em vista sua efetividade, legitimidade e eficácia.

OFICINA: O MUNDO QUE QUEREMOS PÓS-2015

No dia 26, também terá lugar a oficina O mundo que queremos pós-2015 - uma sessão informativa para compartilhar informações e estratégias de participação da sociedade civil na campanha. A programação completa será divulda em breve.Participe, e venha dizer qual o mundo que você quer depois de 2015!

Envie solicitação de inscrição para pos-2015@abong.org.br


Seminário internacional

“Governança e solidariedade global: O lugar da sociedade civil

Abertura:                           25 de fevereiro, a partir das 19h

Debates e oficina:           26 de fevereiro, a partir das 9h

Endereço:                          Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque
São Paulo - SP


Para se inscrever nas atividades, clique aqui.