Rede começa a operar 6 meses após previsto
DE Folha de SÃO PAULO
O prefeito Fernando Haddad inaugurou ontem a primeira unidade da Rede Hora Certa, na Freguesia do Ó/Brasilândia (zona norte).
A criação desses ambulatórios com centros cirúrgicos foi a principal proposta da campanha eleitoral de Haddad para a saúde e começa com seis meses de atraso.
No início do ano, a gestão havia anunciado que as cinco primeiras unidades seriam entregues até agosto, sendo duas já em junho. Nenhuma foi entregue no prazo.
Os atrasos sucessivos, de acordo com a prefeitura, aconteceram pela necessidade de readequações nos planos de trabalho. Para 2014, a promessa é a entrega de outras nove unidades já no primeiro semestre.
Ao todo, 32 unidades serão entregues até 2016.
A que foi inaugurada na Freguesia do Ó tem capacidade para 9.000 consultas e 2.200 exames por mês, além de 300 pequenas cirurgias.
Ela está instalada no mesmo prédio onde funciona a UBS Prof. Maria Cecília Donnangelo. Segundo a direção da unidade, no local existe só um clínico geral efetivo.
As seis unidades com entrega prevista para este ano serão instaladas em ambulatórios já existentes. Estima-se que 60 novos profissionais serão contratados para cada nova unidade --desses, 25% serão médicos.
A prefeitura diz que, com a Rede Hora Certa, espera reduzir as filas de espera para consultas, exames e pequenas cirurgias pelo SUS. "Serão 100 mil cirurgias a mais por ano", diz Haddad.