segunda-feira, 18 de março de 2013

Clipping do SUS dai 18/03

Insatisfação com saúde é maior no Brasil que na América Latina, diz ONU
País ficou em 108º em aprovação da saúde, entre 126 nações pelo mundo. Brasil perde para Afeganistão e Serra Leoa em satisfação com serviço.


Saúde amplia recursos para serviços de nefrologia

Recurso faz aumenta limite financeiro para ampliação da assistência aos pacientes da rede pública de saúde. Ao todo 2,4 bilhões serão investidos este ano no setor

Ministro Padilha apresenta balanço no CNS


Cumprimento de prazos máximos para atender usuários de planos e justificativas por escrito para negativas de cobertura são exigências feitas às operadoras

HIV: tratamento precoce promove "cura funcional" em 15% dos infectados

Alguns pacientes tratados precocemente conseguiram controlar os níveis de infecção por até uma década, apontaram pesquisadores franceses

Abrasquianos Carlos Monteiro e Cesar Victora, integrados a um grupo importante de cientistas da saúde pública nas Américas, redigiram Carta Aberta à Dra. Carissa Etienne, a nova diretora da Organização Pan-Americana da Saúde.
Saiba mais aqui.

Medo de represália leva profissionais de saúde a deixar de denunciar casos suspeitos de violência contra crianças

 Passados mais de 20 anos da instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Brasil ainda não cumpre integralmente a determinação para que profissionais de saúde notifiquem casos suspeitos ou confirmados de violência contra crianças e adolescentes. Estudos científicos de universidades brasileiras a que a Agência Brasil teve acesso apontam que, em média, seis em cada dez profissionais que identificam violações durante atendimento se omitem e não encaminham a denúncia aos órgãos competentes, contrariando o que está previsto na lei.

Segundo a nefrologista Maria Cristina Ribeiro de Castro, do Centro de Transplante Renal do Hospital Samaritano, esse é o primeiro transplante do tipo realizado no Brasil.


Por medo, profissionais de saúde calam sobre violência contra criança

Dados da pesquisa feita pelo odontólogo João Luís da Silva, do Programa de Pós-Graduação Integrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), indicam que 86% dos profissionais entrevistados já suspeitaram de violência física, sexual, psicológica e negligência, mas somente 36,4% deles notificaram o caso. O principal motivo para a omissão foi o medo de retaliação por parte dos agressores (32%), já que, segundo o pesquisador, a falta de sigilo possibilita a identificação do profissional notificador.

Publicação do CFP com referências para atuação nos CAPS será lançada no VII Seminário de Políticas Públicas

O documento é resultado de consulta pública realizada pelo Crepop, que contou com a participação de 338 psicólogos e gestores.

A atuação das (os) psicólogas (os) nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil será tema de publicação lançada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia em Políticas Públicas (Crepop) , durante o VII Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, que será realizado em Fortaleza, às vésperas da 8ª edição do Congresso Norte e Nordeste de Psicologia (Conpsi), no dia 8 de maio.

Saiba mais: http://site.cfp.org.br/publicacao-do-cfp-com-referencias-para-atuacao-nos-caps-sera-lancada-no-vii-seminario-de-politicas-publicas/