SUS ampliará ações para atendimento às vítimas
Entre as ações apresentadas nesta quarta-feira está a coleta de vestígios da agressão sexual que será feita pelo SUS e encaminhados ao IML, reduzindo o percurso das pessoas agredidas
Um direito ou um favor?
Grau de desconhecimento e a pouca informação que chega às pessoas a respeito do aborto legal no Brasil faz com que muitas mulheres busquem erroneamente autorização judicial para exercer o direito de interromper uma gravidez em casos previstos em lei, observa a advogada Beatriz Galli, do Ipas. Acesse AQUI
VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
O VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde ocorrerá entre os dias 13 e 17 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É uma realização da Comissão de Ciências Sociais e Humanas da ABRASCO. As inscrições já estão abertas e estão com desconto até 08/03/2013. O prazo para envio de trabalhos é até 16/04/2013!
Veja resumo do Grupo Temático 15. Gênero, Equidade e Políticas Públicas
USP abre concurso em CSH e Saúde Reprodutiva
A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo está abrindo concurso na área de ciências sociais e humanas em saúde/saúde reprodutiva. O programa inclui aspectos epistemológicos e metodológicos das ciências humanas e sociais em saúde e também de saúde reprodutiva, sexualidade e gênero. As inscrições estão abertas até o dia 20 de março.
Veja o edital.
Ferramenta agiliza atendimento em serviços da Atenção Básica
O E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB) é um software público criado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de organizar o funcionamento de diversos setores das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A nova ferramenta está disponível gratuitamente a todos os municípios brasileiros e vai proporcionar mais qualidade ao cuidado à população. Por meio dela será possível uma melhor organização dos processos de trabalho e dados, redução no tempo de espera pelas consultas, avaliação e acompanhamento do trabalho das equipes. A mudança será sentida por todos: gestores, profissionais de saúde e usuários.
Compartilhe na Rede | Saúde não tem preço
Mídia Impressa
Mídia eletrônica
Internação compulsória e discriminação na saúde podem ser formas de tortura, diz especialista da ONU
Relator especial apresentou relatório em Genebra alertando para práticas abusivas em todo mundo como detenção compulsória em condições médicas, violações dos direitos reprodutivos, negação de tratamento contra a dor e discriminação contra pessoas com deficiência psicossocial e outros grupos marginalizados.
Ato Unificado do Dia Internacional da Saúde - São Paulo
Anvisa quer novas regras para evitar desabastecimento de remédios
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que pretende mudar as regras atuais para aumentar o controle sobre os medicamentos e produtos que têm o fornecimento interrompido.
ÃO PAULO - Consciente de que a situação da saúde pública é um dos principais pontos negativos do Estado de São Paulo, o secretário estadual Giovanni Guido Cerri apontou, durante encontro com prefeitos realizado nesta quinta-feira (14), quanto será investido no setor.