segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Boletim de Notícias (ed 101) - Acessibilidade e Inclusão

Uso de ciclovias é ampliado para pessoas em cadeira de rodas


No último dia 16 de dezembro, foi publicado o decreto que amplia a utilização das ciclovias e ciclofaixas da cidade para pessoas em cadeira de rodas, motorizadas ou não, que passam a compartilhar o espaço com ciclistas e agora também com skates, triciclos, patins e patinetes. O objetivo é democratizar o acesso aos espaços públicos, melhorar a mobilidade urbana e estimular a convivência entre todas as pessoas. A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, lembrou que a ciclovia é mais uma opção para a locomoção da pessoa com deficiência, que vem sendo lembrada na construção das políticas públicas para a cidade, mas que não substituirão a necessidade de adequação das calçadas. “Os investimentos continuarão a ser feitos nas rotas acessíveis, assim como a fiscalização dos passeios públicos de responsabilidade dos munícipes, mas o ganho das ciclofaixas é importantíssimo”, completou.

Imagem 1: Uma mulher, que utiliza cadeira de rodas, caminha pela ciclovia de cor vermelha em uma grande avenida. Ao lado, uma larga calçada com vários pedestres.

Oficina de Libras capacita 200 servidores em 2014

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), com o objetivo de ampliar a inclusão no atendimento público a pessoas com deficiência auditiva, vem capacitando servidores com a oficina introdutória de Libras, que já formou 393 pessoas, sendo 200 apenas em 2014, incluindo servidores de oito hospitais municipais e do Ministério Publico do Trabalho. O curso é ministrado pela funcionária da SMPED, Laila Sankari, que é surda. A carga horária é de 20 horas, tempo em que os alunos aprendem os sinais básicos de Libras e também aqueles específicos da área em que atuam. Em 2015, já estão previstas turmas para funcionários dos equipamentos de cultura.

Imagem 2: A imagem ilustra um curso de libras. Cinco pessoas estão ao redor de uma mesa assistindo à professora falar em libras ao fundo.

CAT oferece 413 oportunidades para profissionais com deficiência


O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo está com 413 oportunidades de emprego para profissionais com deficiência ou mobilidade reduzida. A maior quantidade de vagas é para telemarketing, com 200 oportunidades e salário de R$733,10. Há seis vagas para consultor de viagem, com salário de até R$ 2.500,00. Os interessados podem enviar o currículo para o email   eficientes@prefeitura.sp.gov.brou comparecer a uma das unidades do CAT com RG, CPF, carteira de trabalho e PIS. Outras informações estão no site www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho ou na Central de Atendimento ao Munícipe, 156.

Imagem 3: Uma mão segura a carteira de trabalho azul com o símbolo de deficiência física no centro.



  Elaborado pelo departamento de comunicação institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Leandro Pereira (Jornalista) / Mônica Mantecon (Jornalista) / Pedro Fortes (Assistente)
Estagiárias: Tamiris Versannio / Renata Canivezo / Thaís Rodrigues (Arte Final)