terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Prefeitura de São Paulo formaliza 1ª Compra do PAA e assina cooperação com seis municípios para criação da Rede de Banco de Alimentos

Evento será realizado na terça, 15, às 11h, no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, Vila Maria, zona norte. As prefeituras que assinarão Termo de Cooperação são: Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Mauá e Osasco.
Na próxima terça, 15, às 11h, a Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), da Prefeitura de São Paulo, vai formalizar a 1ª compra do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. O evento será realizado no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) de São Paulo, localizado na Rua Gastão Madeira, 150, Vila Maria.

A primeira compra, feita de agricultores familiares e cooperativas de Parelheiros, Juquiá, Promissão, Guareí, Presidente Epitácio, Biritiba Mirim, entre outras regiões, inclui alimentos de época, como abóbora, melancia, ameixa, banana, mandioca e berinjela, que serão direcionados às entidades  cadastradas no Banco de Alimentos de São Paulo. O valor total do PAA é de R$ 3,2 milhões para ser utilizado até maio de 2016.
“O PAA é um programa que fortalece e valoriza a agricultura familiar ao mesmo tempo que ajuda a combater a pobreza e reduzir a desigualdade, já que a compra é feita diretamente para o banco de alimentos para ser distribuída gratuitamente às pessoas que mais necessitam”, avalia o secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, ao citar as famílias atendidas pelas entidades cadastradas no Banco de Alimentos de São Paulo.

Para maior efetividade das ações dos bancos de alimentos e a fim de contribuir para a otimização do processo de distribuição, principalmente em relação à logística, as prefeituras de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Mauá e Osasco, assinarão o Termo de Cooperação que visa a criação de uma Rede Metropolitana de Banco de Alimentos. “Precisamos estabelecer um processo articulado que envolva principalmente locais de abastecimento para o PAA que atenda com rapidez todas estas regiões”, disse Artur Henrique ao destacar a importância de ações voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional.