quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

App Responsa

O Instituto Kairós e a Cooperativa EITA criaram e desenvolveram o aplicativo de celular Responsa e o Portal do Consumo Responsável, que acabam de ser lançados. O  aplicativo e o Portal contam com um mapa de mais de 3.000 iniciativas de consumo responsável presentes em todo território nacional, reunindo experiências de agroecologia e de economia solidária, feiras de orgânicos, hortas comunitárias, grupos de consumo responsável e restaurantes (que usam ingredientes orgânicos). As iniciativas estão vinculadas a algumas bases de dados de parceiros da economia solidária e da agroecologia e áreas afins.

O aplicativo é totalmente gratuito e permite que consumidores e produtores possam encontrar produtos, serviços e experiências educativas pelo GPS, marcar encontros e indicar novos pontos que ainda não estejam mapeados. A ideia é estimular a comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar, aproximando produtores e consumidores através de relações que podem ser mais curtas, transparentes e sustentáveis   
Em menos de um mês de lançamento da ferramenta, mais de 5.000 usuários já fizeram download e estão interagindo com o aplicativo em todo o país!!!

Essa é uma enorme oportunidade para que os EES sejam divulgados e encontrados por consumidores que valorizam o seu trabalho. Os EES que desejarem se incorporar à base de dados devem se cadastrar via Cirandas:

Convidamos a todos que baixem e divulguem o Responsa em suas redes. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para android. Mas é possível acessar o mapa do consumo responsável também pelo site:www.consumoresponsavel.org.br

Curtam nossa página no fb e não deixem de assistir ao vídeo de lançamento do aplicativo (aqui).