segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Ate hoje inscrições - CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA GESTÃO PÚBLICA


O controle social é um direito do cidadão, e é dever do Estado garanti-lo. No município de São Paulo, são diversos os mecanismo de participação e as ferramentas de acesso à informação. Nesse sentido, o conhecimento de cada um desses dispositivos é imprescindível para que a sociedade civil possa se fazer representar, direta ou indiretamente, na tomada de decisões frente às políticas públicas que dizem respeito aos rumos da própria cidade.


OBJETIVOS

Apresentar o conceito de controle social e seus mecanismos institucionalizados pelo poder público.
CONTEÚDO

Introdução ao conceito de controle social;
Apresentação das instâncias e mecanismos existentes;
Legislação associada à temática;
Relação do controle social com o cotidiano do serviço público;
Apresentação das ações e instrumentos de controle social.
PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos. Preferencialmente, que atuam com instâncias e mecanismos de controle social. Curso aberto para a sociedade civil.
METODOLOGIA

Exposição dialogada e exercícios práticos que abordam situações do cotidiano do serviço público relacionadas às práticas de controle social.
CARGA HORÁRIA

4 horas
AVALIAÇÃO
Frequência: 100% e conceito BOM
INSTRUTORES(AS)
Lindalva de Jesus Feitosa Oliveira – RF.: 812.843.0
Diretora da Divisão de Fomento ao Controle Social na Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município de São Paulo. Graduada em Pedagogia-UNIFAI, especialista na Educação em Direitos Humanos-UNIFESP Acompanha processos de participação e controle social desde 1990.
Guilherme Yazaki - RF.: 836080.4
Coordenador de Fomento ao Controle Social na Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), da Controladoria Geral do Município. É bacharel em Comunicação Social pela USP - Universidade de São Paulo, e graduando na Licenciatura em Educomunicação na mesma universidade. Atua em projetos nas áreas de direitos humanos, educação e comunicação.
Thiago Fernando dos Santos Teixeira - RF.: 811935.0
Assessor de Comunicação da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), da Controladoria Geral do Município, com atuação transversal nas demais áreas da COPI, sobretudo Fomento ao Controle Social. Cursou Comunicação Social com habilitação para Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista - UNESP.
Milena Coimbra de Carvalho - RF.: X 427265
Estagiária da Divisão de Fomento ao Controle Social na Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município de São Paulo. É graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo.
Deborah Schmidt Neves dos Santos - RF.: 792.934.0
Bacharel e Mestre em Ciências Sociais pela UNESP e Unifesp respectivamente, especialista em Meio Ambiente e Sociedade pela FESPSP, analista de meio ambiente da SVMA desde 2010 atuando na divisão técnica de gestão de parques junto aos conselhos gestores dos parques municipais.