terça-feira, 7 de março de 2017

Risco de desnutrição e internação hospitalar em idosos atendidos na Atenção Básica.

O objetivo deste estudo foi investigar a associação do risco de desnutrição e dos itens isolados da Mini Avaliação Nutricional (MNA®) com a ocorrência de internação hospitalar nos últimos 12 meses em idosos atendidos na atenção básica.
Trata-se de um estudo transversal no qual foram avaliados 1229 idosos atendidos em Estratégias Saúde da Família de sete municípios da região Sul do Brasil. O risco de desnutrição foi avaliado através da MNA® e a ocorrência de hospitalização foi determinada por uma questão do instrumento Probability of Repeated Admission (PRA). Os idosos eram, em sua maioria, mulheres (61,7%), com média de idade de 71,7 ± 7,7 anos. A frequência de risco de desnutrição foi de 23,3% e de hospitalização foi de 32,9%. A frequência de desnutrição e de risco de desnutrição foi duas vezes maior entre os idosos que internaram (36,8% versus 18,6% - P < 0,001).
Houve associação significativa entre hospitalização e 11 (64,7%) dos 17 itens da MNA® avaliados (P < 0,05). Destes, sete itens estavam independentemente associados com a ocorrência de hospitalização na análise multivariada. Observou-se associação do risco de desnutrição, bem como da maioria dos itens isolados da MNA®, com a ocorrência de internação hospitalar em idosos da atenção básica.
Autores: Carolina Böettge Rosa 1 Solange Beatriz Billig Garces 2 Dinara Hansen 2 Ângela Vieira Brunelli 2 Patrícia Dall’Agnol Bianchi 2 Janaina Coser 2 Marília de Rosso Krug 2 Carla Helena Augustin Schwanke 1