segunda-feira, 1 de maio de 2017

Relatório de Imprensa SMS – 25 de abril de 2017



TVs

SMS revê plano de trabalho e determina reforma de unidades gerenciadas por OSS
TV Globo – SPTV 1ª edição
Nota enviada: A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça, como informado em entrevista com o técnico da pasta em 12 de abril, que já determinou a elaboração de um projeto para reformas estruturais e de adequações das unidades de saúde gerenciadas por Organizações Sociais de Saúde (OSS). Com relação à manutenção de rotina, os contratos preveem que cabe às OSS estes reparos.
Vale ressaltar, também já informado na citada entrevista, que a pasta já está revendo os planos de trabalho dos contratos das OSS a fim de aprimorar a prestação do serviço e, principalmente, a prestação de contas destas entidades sobre o serviço contratado.
No caso do Pronto-Socorro Municipal de Santana, destacamos, como informado ao repórter na mesma entrevista citada, que a renovação do plano de trabalho inclui também a reposição de profissionais da administração direta que se aposentaram, tanto por oriundos de concurso público ou por contratação via OSS.

Pacientes do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho são reagendados em outros serviços de saúde
TV Globo – SPTV 2ª edição
Nota enviada: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo reitera que o Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira Carvalho decidiu, unilateralmente, não mais atender os pacientes já agendados na unidade.
Vale destacar que os pacientes somente foram informados do não atendimento no dia das consultas. O IAVC comunicou a decisão à pasta que, imediatamente, iniciou o processo de regulação dos cerca de 400 pacientes agendados para o mês de abril e maio na unidade.
A pasta já reforçou, junto ao Complexo Regulador, observar os 12 casos citados na reportagem, bem como dedicar atenção especial aos demais pacientes que porventura ainda sejam dispensados pela entidade sem aviso prévio. A pasta trabalha no sentido de que não exista mais prejuízos aos pacientes que os já causados pela decisão unilateral do IAVC.
As cirurgias estão sendo reagendadas em outros prestadores parceiros, como o Instituto Brasileiro do Controle do Câncer (IBCC), A.C. Camargo Cancer Center e Beneficência Portuguesa .
Com relação ao caso da paciente Regina Helena de Sousa, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte esclarece que UBS Vila Guilherme realizou sim o recadastramento da paciente na regulação, com orientação de, caso não recebesse ligação com a marcação da consulta, retornar à unidade. Hoje, a filha da paciente retornou à unidade e, como ainda não havia marcação, ela foi orientada a guardar novo contato. Ainda nesta terça-feira, a regulação verificou a possibilidade de agenda no Hospital das Clínicas e, em confirmando a vaga, avisará a paciente, nesta quarta-feira (26/4), sobre a data e local de agendamento.
Já sobre a paciente Isabel Franco Pataqui, não foi possível verificar o caso, uma vez que produção não disponibilizou informações como a UBS de atendimento da paciente. De qualquer forma, o caso foi encaminhado ao Complexo Regulador para providenciar o pronto agendamento para a paciente.
Sobre os repasses, a pasta esclarece que em 2016 o Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho recebeu 10 emendas parlamentares, totalizando valor de R$ 1,45 milhões. Sobre os repasses efetuados pelo Ministério da Saúde, a Pasta esclarece que os pagamentos ao Instituto são feitos dentro dos prazos previstos no convênio.

Serviços de urgência e emergência funcionam 24 horas
TV Globo – Jornal da Globo
Nota enviada: As UPAs, AMAs 24 Horas, os hospitais, prontos-atendimentos e prontos-socorros funcionam 24 horas.

Rádios

SMS intensifica fiscalização da gestão da OSS IABAS nas unidades do Município
Rádio Jovem Pan
Nota enviada: A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que já determinou a elaboração de um projeto para reformas estruturais e de adequações das unidades de saúde gerenciadas por Organizações Sociais de Saúde (OSS). Com relação à manutenção de rotina, os contratos preveem que cabe às OSS estes reparos.
Vale ressaltar que a pasta já está revendo os planos de trabalho dos contratos das OSS a fim de aprimorar a prestação do serviço e, principalmente, a prestação de contas destas entidades sobre o serviço contratado.
No caso do Pronto-Socorro Municipal de Santana, destacamos que a renovação do plano de trabalho inclui também a reposição de profissionais da administração direta que se aposentaram, tanto por oriundos de concurso público ou por contratação via OSS.

Impressos

Saúde municipal esclarece sobre auxílio ao Hospital São Paulo
O Estado de S. Paulo
Nota enviada: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo esclarece que o Hospital São Paulo é um serviço de saúde da rede universitária federal, vinculado à Unifesp, e seu financiamento é feito pelos Ministérios da Saúde e da Educação.
Vale destacar que a gestão do contrato SUS da unidade é estadual e, portanto, pela portaria do pacto 399 de 2006, o prestador responderá apenas ao seu gestor, no caso, governo do Estado.
É importante lembrar, ainda, que a maior demanda da unidade é de média e alta complexidade. A Pasta municipal, no intuito de auxiliar a unidade, está adequando a contratualização SUS do município com a entidade.

Covisa esclarece sobre gripe no município de São Paulo
Agora São Paulo
Nota enviada: A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) informa que neste ano, de janeiro até o dia 15 de abril, foram confirmados nove casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que chegaram a ser internados e diagnosticados com o vírus Influenza A (H1N1). Não houve mortes.
No mesmo período de 2016, foram confirmados 1.093 casos de SRAG, que foram internados e diagnosticados com o vírus Influenza A (H1N1). Houve 129 mortes.