Seguem abertas, até 14 de novembro, as inscrições para o mestrado profissional de Avaliação em Saúde da ENSP, coordenado pelas pesquisadoras Marly Marques da Cruz e Ana Cláudia Figueiró. Em sua quinta edição, o curso busca formar mestres em avaliação de programas de controle de processos endêmicos capazes de realizar trabalho avaliativo, considerando as dimensões sócio-histórica e técnico-operacional da avaliação, tendo por sustentação os processos de comunicação, educação permanente e reprodução de conhecimento em avaliação para o desenvolvimento de uma gestão transformadora. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga SS.
O curso de mestrado profissional de Avaliação em Saúde integra o mestrado profissional em Saúde Pública, componente do Programa de mestrado profissional da Pós-Graduação de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), reconhecida pela Capes/MEC. Sua oferta se configura a partir do reconhecimento de que as constantes transformações na organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e da produção do conhecimento, das tecnologias e inovações em saúde fizeram necessária a formação/qualificação de recursos técnicos especializados em nível e número mais elevado que os já existentes, capazes de solucionar problemas, tomar decisões e trabalhar em equipe, melhorando a qualidade dos processos, produtos e serviços prestados.
O curso será conduzido por meio de atividades presenciais e a distância (semipresencial), em regime de tempo parcial. Este será realizado sob a forma modular e em regime de dedicação parcial, seguindo as normas do Mestrado profissional em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu. Sendo assim, as atividades presenciais serão realizadas em módulos disciplinares mensais, no decorrer de uma semana a cada mês. As atividades a distância contemplarão a realização semanal de atividades de dispersão preparatórias para a disciplina subsequente (leituras orientadas, fichamentos, preparação de seminários) e a realização de trabalhos acadêmicos individuais, visando à sedimentação de conceitos e métodos, ou dirigidos à elaboração e execução de projetos de pesquisa vinculados aos temas das dissertações (exercícios, levantamentos bibliográficos e de dados de campo). As atividades de dispersão inter-módulos deverão ser concluídas e seus resultados encaminhados ao professor responsável antes do início do módulo seguinte.
O mestrado tem como público alvo os profissionais de saúde e de áreas afins, preferencialmente servidores públicos de nível superior vinculados à Secretaria de Vigilância em Saúde/MS (SVS/MS) e ao Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (Demas/MS), que atuem na área de Monitoramento e Avaliação (M&A) ou trabalhem na interface com esta área. O candidato deverá ter comprovada a sua experiência e atuação em Serviços de Vigilância em Saúde ou em Monitoramento e/ou Avaliação. Serão abertas 20 vagas para a SVS/MS e 5 vagas para o Demas/MS. Os candidatos serão convocados por ordem de classificação, conforme as vagas abertas. Caso as vagas não sejam assim preenchidas, poderá haver remanejamento entre os candidatos aprovados, por ordem de nota obtida no processo seletivo.
Com duração de 24 meses, terá início na semana de 23 a 27/2/2015 na Fiocruz/Brasília, na Avenida L3 Norte, s/no, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4 - Brasília – DF.
Informações completas podem ser obtidas no edital, disponível no mesmo ambiente onde devem ser feitas asinscrições.