segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Boletim de Notícias (ed 94) - Acessibilidade e Inclusão




EQUIVALENTE TEXTUAL


Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 94
Outubro de 2014


Acessibilidade é destaque no encerramento do Circuito SP de Cultura

Na última terça-feira, às 14h30, a Biblioteca Paulo Setubal, localizada na Vila Formosa, recebeu o espetáculo “Drive Thru Infantil” e contações de histórias com interpretação em Libras. As crianças tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a língua de sinais, além de se divertirem com as histórias do grupo Teatro Enlatado. Essa atividade faz parte do Circuito São Paulo de Cultura, oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a São Paulo Carinhosa e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.  A programação conta com espetáculos infantis acessíveis, que incluem apresentações musicais, teatrais e circenses, entre outras, durante todo mês de outubro. Na sexta-feira (31), o CEU Jaçanã  recebe o espetáculo “Água”, a partir das 14h30, com interpretação em Libras, encerrando a programação. As ações de acessibilidade fazem parte do Plano Municipal São Paulo Mais Inclusiva.

Imagem 1: Retrata uma sala de leitura.  Crianças sentadas no chão ouvindo a história, uma mulher sentada com cabelos longos com livros nas mãos e outra mulher com blusa preta e cabelos curtos interpretando a história em Libras.

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência se reúne em plenária na Câmara Municipal

Neste sábado, 1° de novembro, acontece a Plenária Mensal do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPD). O evento será realizado no auditório 1º Maio, na Câmara Municipal de São Paulo. Na plenária serão esclarecidos assuntos pendentes de encontros anteriores como cota de moradia para pessoas com deficiência, serviço de transporte porta a porta ATENDE, dentre outros. Todas as plenárias organizadas pelo CMPD contam com a presença de conselheiros eleitos pela população e são abertas ao público interessado em participar das discussões pró-pessoa com deficiência. Esta é a terceira plenária do semestre e terá início às 14h e término previsto para às 17h.

Imagem 2: Mostra um auditório com seis pessoas sentadas e uma pessoa em pé interpretando Libras. O fundo do auditório tem um telão e paredes coloridas.

Você Sabia?

Piso Tátil é o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque ao piso que estiver ao redor. Deve ser perceptível por pessoas com deficiência visual e baixa visão. Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional. O piso tátil de alerta é conhecido popularmente como “piso de bolinha”. Sua função, como o próprio nome já diz, é alertar. Por isso é instalado em início e término de escadas e rampas; em frente à porta de elevadores; em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que não se consiga rastrear com a bengala. Já o piso tátil direcional tem a função de direcionar e orientar o trajeto.



Imagem 3: Uma calçada com piso tátil direcional na cor amarela e algumas pessoas andando.
Elaborado pelo departamento de comunicação institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Leandro Pereira (Jornalista) / Mônica Mantecon (Jornalista) / Pedro Fortes (Assistente)
Estagiárias: Tamiris Versannio / Thaís Rodrigues (Arte Final)