sexta-feira, 21 de novembro de 2014



Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 97
Novembro de 2014


“Somos Todos Brasileiros” celebrou a inclusão através da arte, música e dança

No último domingo (16) foi realizado, no ginásio do Ibirapuera, o evento “Somos Todos Brasileiros”; uma proposta para celebrar a diversidade cultural e a inclusão social através da arte. Com curadoria do Instituto Unicirco Marcos Frota, o evento com repercussão nacional foi uma parceira com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e apoio das secretarias integrantes do Plano São Paulo Mais Inclusiva. Cerca de 5 mil pessoas acompanharam, gratuitamente, uma programação diversificada que incluiu atrações circenses, Associação de Ballet para Cegos Fernanda Bianchini, Maestro João Carlos Martins com a Orquestra Bachiana Filarmônica e a banda RC na Veia do baterista Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos. Além da acessibilidade física do local, recursos de audiodescrição para cegos e Libras para surdos foram disponibilizados para garantir total inclusão do público.

Imagem 1: Marcos Frota – homem de cabelo curto e escuro com uma camisa azul – dando um beijo na buchecha de uma menina em cadeira de rodas que usa calça branca e blusa rosa.


Simpósio apresenta propostas de acessibilidade para TIC nas Américas

O simpósio América Acessível, realizado em São Paulo, encerrou no dia 14 com uma série de propostas de ações a serem adotadas pelos países da região para apoiar o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) na inclusão e autonomia das pessoas com deficiência. Durante os três dias de evento, participantes de 15 países diferentes definiram uma pauta para os próximos dois anos, incluindo utilizar TIC acessíveis para ampliar o acesso à informação, cultura, lazer e aos serviços de emergência por pessoas com deficiência; e promover a radiodifusão acessível nas transmissões esportivas, a começar pelos Jogos Paralímpicos 2016. O evento contou com apoio da SMPED.

Imagem 2: Mostra sete pessoas sentadas em uma mesa preta utilizando computadores  com fones de ouvidos ouvindo a audiodescrição. Ao fundo, tem uma porta.

W3C e Ministério Público/SP lançam cartilha sobre acessibilidade na Web

Na sexta-feira (14), a secretária Marianne Pinotti participou do lançamento do 1° fascículo da cartilha de acessibilidade na web. O guia foi elaborado pela W3C Brasil, consórcio internacional em que organizações filiadas trabalham para desenvolver padrões para a web, juntamente com o Ministério Público/SP, e contou com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e demais parceiros. A cartilha contextualiza a acessibilidade na web, apresentando as principais barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência e soluções para minimizar as dificuldades. O material está disponível no site da SMPED para download gratuito.

Imagem 3: Apresenta ilustração da capa da cartilha de acessibilidade na web. A arte são os símbolos das deficiências auditivas, física, visual e intelectual com as cores azul e branca.

Elaborado pelo departamento de comunicação institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Leandro Pereira (Jornalista) / Mônica Mantecon (Jornalista) / Pedro Fortes (Assistente)
Estagiárias: Tamiris Versannio / Thaís Rodrigues (Arte Final)