segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Boletim Informativo Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

  

Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 91
Outubro de 2014

Programação infantil do Circuito SP de Cultura conta com recursos de acessibilidade

O Circuito São Paulo de Cultura, em parceria com o São Paulo Carinhosa, oferece uma extensa programação infantil, que inclui espetáculos musicais, teatrais e circenses, entre outras atividades. Para que as crianças com deficiência também possam usufruir desses eventos, a Secretaria Municipal de Cultura conta com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que, por meio do plano São Paulo Mais Inclusiva, vai oferecer interpretações em Libras e Audiodescrições em diversas atividades. Um dos grandes destaques é o musical “Galinha Pintadinha - Cadê Popó?”, que acontece no dia19/10 no Clube Tietê, às 10h, e contará com recurso de Audiodescrição. Já nesta sexta-feira, 10, haverá interpretação em Libras na contação de histórias no CEU Cantos do Amanhecer, às 14h. Programação completa no site: http://circuitospdecultura.prefeitura.sp.gov.br/

Foto 1: Ilustração de uma fazenda , com chão verde , cerca branca , um galinheiro de madeira.
Quatro galinhas nas cores: vermelha, verde, lilas e azul com pintas brancas.
Um galo de cor roxa, um pintinho amarelo e uma formiga marrom . Ao fundo um cachorro bege dormindo.



Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência se reúne amanhã em plenária de outubro

Acontece amanhã (11) a Plenária de outubro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD, na Câmara Municipal de São Paulo. A Plenária contará com a participação da secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, e terá como pautas a avaliação sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (celebrado no último dia 21 de setembro), relatório sobre o substitutivo ao Projeto de Lei 520 que altera a estrutura do Conselho e, ainda, serão discutidas ações prioritárias sobre a temática da mobilidade urbana. Esta é a segunda plenária do semestre e terá início às 14h e término previsto para as 17h.

Foto 2: Uma sala grande , com bancadas de cor clara , cadeiras de cor preta, muitas pessoas sentadas olhando em direção a um homem em cadeira de rodas que fala ao microfone.


Você Sabia?

Hoje, 10 de outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental. A data comemorativa foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar a forma como a sociedade enxerga as pessoas com deficiência intelectual. Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de indivíduos que possuem transtornos mentais e neurológicos. Já amanhã (11), é celebrado o Dia da Pessoa com Deficiência Física. A data foi instituída para promover a conscientização da sociedade sobre as ações que garantam a qualidade de vida dessas pessoas. Segundo dados do Censo do IBGE de 2010, o Brasil possui mais de 13 milhões de pessoas que apresentam alguma deficiência física.

Foto 3 :Duas imagens em preto, a primeira trata-se de uma cabeça humana com o cérebro destacado em branco , a segunda uma ilustração de uma pessoa em cadeira de rodas.
Elaborado pelo departamento de comunicação institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Leandro Pereira (Jornalista) / Mônica Mantecon (Jornalista) / Pedro Fortes (Assistente)
Estagiárias: Cindy Candis / Tamiris Versannio / Thaís Rodrigues (Arte Final)