quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Guia online estimula boas práticas de acessibilidade em eventos acadêmicos

Elaborado especialmente para seminário internacional, pode ser usado para orientar a organização de outras atividades

Clique aqui para acessar a publicação
 
Estimular as boas práticas de acessibilidade no Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos é um dos objetivos do “Guia de Orientações Básicas sobre Gênero, Deficiência e Acessibilidade”. O evento, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), termina na sexta-feira (20/09). Produzido com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o material está disponível online e vai subsidiar palestrantes e participantes em geral para que contribuam com a efetiva participação das pessoas com deficiência no evento, inclusive como protagonistas na produção de conhecimento feminista.
 
A iniciativa da Comissão de Acessibilidade do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 faz parte das prioridades da organização do evento que colocou “como um dos desafios a serem vencidos a eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, informacionais, instrumentais e atitudinais”. Além da cartilha, há ações específicas para garantir a participação de pessoas com deficiência, como a acessibilidade física, audiodescrição e transcrição em braille de mostra de fotografias.
 
As pesquisadoras Anahi Guedes e Denise Siqueira, da Universidade Federal de Santa Catarina, além de apresentar trabalhos no evento, integram a equipe que contribuiu para o material.  Anahi Guedes, uma pessoa com deficiência auditiva, assina a elaboração e Denise Siqueira, que é cadeirante, colaborou com a seção de acessibilidade física no local do evento (UFSC). Ambas participaram da Oficina de Trabalho “Políticas Públicas para Mulheres Deficiência” e preparatória da atividade específica realizada pela SPM em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH-PR) na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em dezembro de 2012.
 
O material é diagramado de forma eficiente e acessível. Por ser online, o tamanho pode ser alterado para contemplar pessoas com deficiência visual. Composto por glossário, lista dos trabalhos com temáticas sobre deficiência a serem apresentadas no evento, código visual com ícones para direcionar a leitura mais atenta de cada segmento envolvido (palestrante, equipe de coordenação e organização, conferencistas), entre outros recursos utilizados no material.
 
Iniciado com breves referências histórias e teóricas, a maior parte do conteúdo é de orientações práticas, sobre como consultar, apoiar, facilitar e criar o ambiente necessário para que as pessoas com deficiência sejam plenamente incluídas nas atividades. Embora tenha sido elaborado para o evento internacional, o “Guia de Orientações Básicas sobre Gênero, Deficiência e Acessibilidade” pode ser utilizado para a organização de eventos similares. 
 
 
 
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR