segunda-feira, 13 de outubro de 2014

UBS Carandiru tem programa de qualidade de vida para terceira idade

‘Grupo Saúde do Idoso’ trabalha com estímulo à memória


Por Gleison Rocha Souza

Idosos adoecem com mais facilidade e têm a capacidade de memorização reduzida. Há diferentes fatores para isso, dentre eles doenças como Alzheimer e Parkinson. Com o passar do tempo, eles vão ficando isolados até mesmo dos familiares. Não conseguem mais interagir. Colaboram para esse quadro as doenças emocionais, as principais causas de afastamento social e familiar. “Tudo começa a ficar banal e desmotivador, pois os filhos não moram mais com eles e muitos já estão viúvos e sozinhos”, explica Valéria Maria Sinegalia, enfermeira gerantologa da UBS Carandiru. Para motivar, dar mais conforto e buscar a interação social dessas pessoas, a Unidade criou o “Grupo Saúde do Idoso”, também conhecido como “Grupo da Memória”.

O grupo conta hoje com 12 participantes fixos, além dos 60 que já passaram por ele. Ali são realizadas diferentes atividades. Os idosos trabalham com artesanato, jogos em geral (memória), dominó, quebra-cabeça e muito bate-papo. Assim, todos têm a oportunidade de praticar a interação social e receber cuidados com a saúde. O trabalho direcionado é capaz de unir e acolher os indivíduos, proporcionando distração e aproximação que muitos não têm mais no dia a dia.

Interação social

Os problemas de saúde são esquecidos no momento da atividade, pois os jogos em geral os divertem. Isso leva à regressão gradativa da doença graças ao tratamento que a equipe multidisciplinar oferece a cada um.

O convívio social é sempre importante em qualquer fase da vida, pois são os amigos e a família quem ajudam em momentos difíceis. Para o gerente da UBS Carandiru Walter Aníbal Filho, esse trabalho tem como principal objetivo a interatividade, tirando os participantes do isolamento social. “Conseguimos dar uma resposta ao paciente, além de acompanhar a evolução de todos que estão inseridos no trabalho”, afirma.

O zelador Washington Luiz Domingos, de 71 anos, aposentado, diz que o grupo resgata todos os idosos, pois na UBS eles realizam exercícios mentais e também interagem com outras pessoas.