quinta-feira, 2 de maio de 2013

Educação Indígena e Afrodescendente: Políticas e Práticas

Anunciamos a publicação do vol. 21, n. especial, ano de 2013, da Revista Reflexão e Ação (Qualis B2), tratando do tema: "Educação Indígena e Afrodescendente: Políticas e práticas". A revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e do Departamento deEducação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS.


Esta edição é composta por treze artigos temáticos, três artigos especiais que debatem temas afins à área da educação, uma entrevista com o autor moçambicano Mia Couto e um relato de experiência coma professora Delvina Pasquali (Dra. Honoris Causa pela UNISC).

Considerando que o conteúdo da revista é de acesso livre,  vá para a página da revista: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/issue/view/171 e tenha uma ótima leitura!

APRESENTAÇÃO

EDUCAÇÃO INDÍGENA E AFRODESCENDENTE: POLÍTICAS E PRÁTICASPDF
Ieda de Camargo, Mozart Linhares da Silva

Artigos Temáticos

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: ESPECIFICIDADES E CAMINHOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRARESUMO PDF
Edilson Fernandes Souza, Maria Conceição Reis, Vilde Gomes Menezes08-30
AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS PARA AS IDENTIDADES NEGRASRESUMO PDF
Renato Oliveira Santana, José Licínio Backes31-51
ESTUDANTES INDÍGENAS EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS EM RONDÔNIA: DA OMISSÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A OMISSÃO DO PERTENCIMENTO ÉTNICORESUMO PDF
Vanubia Sampaio Santos, Darci Secchi52-75
DOCÊNCIA INDÍGENA NO EXTREMO OESTE BRASILEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM ANDAMENTORESUMO PDF
José Alessandro Cândido da Silva76-102
O PAPEL PEDAGÓGICO ESCOLAR SOB O PONTO DE VISTA DAS LEIS 10639/03 E 11645/08: APONTAMENTOS ÉTICOS E ÉTNICOS.RESUMO PDF
Sônia Aparecida Siquelli103-121
HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: MITO OU REALIDADE?RESUMO PDF
Raquel Amorim dos Santos, Wilma de Nazaré Baía Coelho122-147
ALUNOS QUILOMBOLAS: ESCOLA E IDENTIDADES ETNICORRACIAISRESUMO PDF
Sandra Pereira Tosta, Ligia Marise Costa148-170
POSIÇÃO DE FRONTEIRA E PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INDÍGENARESUMO PDF
Luci dos Santos Bernardi, Ademir Donizeti Caldeira, Claudia Glavam Duarte171-188
INTERCULTURA E EDUCAÇÃO – DE NATIVOS A ESTRANGEIROSRESUMO PDF
Valdo Barcelos, Sandra Maders, Sandra Maders189-204
ENSINANDO HISTÓRIA PELO OLHAR DA DIVERSIDADE ETICORRACIAL: LEITURAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESRESUMO PDF
Jean Mac Cole Tavares Santos, Patrícia Cristina de Aragão Araújo205-217
OS NEGROS, A DIVERSIDADE ETNICORRACIAL E A ESCOLA: O TRATAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM DOIS LIVROS DE HISTÓRIA DO BRASIL DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XXRESUMO PDF
Cristina Carla Sacramento, Laerthe de Moraes Abreu Jr.218-239
O DISCURSO DA DIVERSIDADE ETNICORRACIAL E O GOVERNO DAS DIFERENÇAS NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NEGRORESUMO PDF
Viviane Inês Weschenfelder, Elí Terezinha Henn Fabris240-257
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS MEDIADA POR UMA REDE SOCIAL NA INTERNET: UMA PERSPECTIVA INTERCULTURALRESUMO PDF
Maria Cristina Lima Paniago Lopes, Rosimeire Martins Régis Santos, Ana Maria Ribas de Jesus258-275

Artigos Especiais

HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: QUATRO ABORDAGENS HISTORIOGRÁFICASRESUMO PDF
Juarez José Tuchinski dos Anjos276-293
EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ENCONTRO NECESSÁRIO PARA CONCRETIZAR A JUSTIÇA SOCIAL COM AS CRIANÇAS PEQUENAS RESIDENTES EM ÁREAS RURAISRESUMO PDF
Maria Carmen Silveira Barbosa, Susana Beatriz Fernandes294-310
REFLEXÕES SOBRE A MERITOCRACIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRARESUMO PDF
Cecília Maria Vieira, Kamylla Pereira Borges, Laerson Pires Gonzaga, Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira311-329

Entrevista

UMA POÉTICA DISCUTINDO IDENTIDADES E POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DEMOCRÁTICAPDF
Mia Couto330-333

Relatos e Experiências

EDUCAÇÃO INDÍGENAPDF
Delvina Pasquali334-344