sábado, 15 de março de 2014

Ministério da Saúde capacita profissionais da Rede de Urgência

Profissionais dos hospitais da Rede de Urgência participarão de uma série de workshops a partir desta segunda-feira (10). O objetivo é para promover a construção dos planos hospitalares de contingência das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa, e faz parte de uma iniciativa com parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), governo da Alemanha e Hospital Sírio-Libanês (HSL). Aproximadamente 600 pessoas serão capacitadas entre os meses de março e abril.

Estes workshops são parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para deixar o país mais preparado para desafios como a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. Serão tratados nos cursos o enfrentamento de ameaças, vulnerabilidades e organização da Rede de Atenção à Saúde no Brasil.
Com realização do Host City Programm (HCP), ligado ao Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, os cursos ainda têm a participação ativa da Engagement Global, que pretende promover uma troca de experiências entre as cidades-sede da Copa da Alemanha, em 2006, e os municípios brasileiros que receberão os jogos.
Serão enviadas por estas empresas equipes de médicos especialistas em resgate e situações de emergência, bombeiros e paramédicos que atuaram durante a Copa do Mundo de 2006. Representantes das cidades de São Paulo, Cuiabá, Porto Alegre, Salvador, Natal e Fortaleza vão participar do evento. A primeira etapa será na capital paulista, começando nesta segunda-feira e durando até a próxima sexta-feira (14).

Força Nacional do SUS


A Força Nacional do SUS (FN-SUS) foi criada no final de 2011 para garantir o atendimento em casos de desastres naturais, calamidades públicas ou risco epidemiológico. Os trabalhos da FN-SUS já foram utilizados em 21 casos: oito desastres naturais, sete apoios à gestão local, quatro para suprir desassistência e duas relacionadas à tragédias.
Quase 13 mil voluntários atuam na FN-SUS, dos quais 1.470 já foram capacitados para as funções que são desempenhadas pela Força, que atualmente é composta por 42 equipes assistenciais por semana epidemiológica.