segunda-feira, 20 de abril de 2015

Primeiro Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, na Vila Maria, zona norte

Com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, o museu deverá ser construído na Vila Maria, zona norte, para formação cultural e educativa


Por: Viviane Claudino



A cidade de São Paulo pode ganhar o primeiro Centro de Preservação da Cultura Alimentar. O projeto conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), e deverá ser construído no espaço que abriga o Banco de Alimentos, e se transformará no primeiro Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, na Vila Maria, zona norte.
Em evento realizado na empresa Barilla do Brasil, com a participação do secretário Artur Henrique, do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, de representantes da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas, da Secretaria da Educação e Gabinete do Prefeito, da diretora de desenvolvimento de negócios do Museu de História Natural de Nova York Hillary Spencer, do chef Paulo Turziani e Álvaro Hazuk, idealizadores do projeto, além de representantes de diversas entidades da sociedade civil, foi apresentado o projeto, a ser desenvolvido através da Lei Rouanet, que tem como objetivo trabalhar a educação alimentar através da multiculturalidade da gastronomia brasileira e mundial.
O alimento é visto sob nova perspectiva, a da formação cultural da humanidade. Dessa forma, a ideia central é propor uma ressignificação do papel do alimento para a sociedade, através de informações históricas, nutricionais, educativas e culturais.
“Nos últimos 12 anos foi fundamental a aplicação de programas sociais para que o Brasil saísse do mapa da fome da ONU, mas a nossa preocupação é que isso, somado às transformações econômicas e ao aumento de renda da população, caminhe ao lado da alimentação saudável”, disse o secretário Artur Henrique.
No contexto dessa nova perspectiva de politicas públicas, a SDTE viabilizou a recomposição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMUSAN) visando garantir o papel da Segurança Alimentar e Nutricional nas ações do município. Esse processo culminará com a realização da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, em junho de 2015.
O secretário Artur Henrique também destacou a criação do Programa Agriculturas Paulistanas, lançado em fevereiro, que consiste em fortalecer a atividade produtiva e a agricultura através da agrocecologia. “Vamos incentivar os produtores rurais paulistanos a obter produtos com mais qualidade nutricional. Com isso, também estimulamos o desenvolvimento regional a geração de emprego e renda”, concluiu.