segunda-feira, 6 de abril de 2015

Boletim Informativo (ed. 114) - Sec. da Pessoa com Deficiência

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nesta quinta-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada pela ONU em 2007 para conscientizar sobre a inclusão e os direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma inadequação no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. Acometem cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. 
Desde 2012, o TEA é considerado uma deficiência para fins de concessão de direitos. Em comemoração a data, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida apoia a IV Exposição Arte e Viver Diversidade, organizada pelo Sindicato dos Comerciários de SP, e que reúne desenhos produzidos por jovens artistas autodidatas. O projeto conta com instituições envolvidas com a causa do autismo. A mostra fica em cartaz de 2 a 30 de abril, na Rua Formosa, 99.


Secretraria apresenta uma Cidade para Todos na Reatech 2015

De 09 a 12 de abril, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura estará presente na Reatech - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade no Centro de Exposições Imigrantes. O espaço apresentará o conceito de uma Cidade para Todos e trará um parque com playground inclusivo, ciclovia e demais locais de convivência para pessoas com e sem deficiência. Haverá também um ponto de cultura onde se apresentarão diversos artistas. Os visitantes poderão também tirar dúvidas com os técnicos da Secretaria e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência sobre os direitos, programas e serviços.



10 anos de Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade em São Paulo

Em 1 de abril de 2005, foi criada a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, pioneira no país. A criação foi o resultado concreto de anos de lutas pela afirmação e defesa dos direitos das pessoas com deficiência e motivou o surgimento de outras no Brasil. Em 2007, a pasta passou a ter condição de Secretaria Municipal, não podendo ser extinta por decreto. Desde então, tem tido como missão promover a transformação social necessária à inclusão das pessoas com deficiência, por meio da condução e articulação das ações governamentais entre os órgãos e entidades da Prefeitura e os diversos setores da sociedade.



Elaborado pelo departamento de comunicação institucional

 

Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Mônica Mantecon (Jornalista) / Pedro Fortes (Assistente)
Estagiários: Renata Canivezo (Redação) e João Paulo Vaellejo Ozores (Arte Final)