Nunca se viu a bandeira brasileira tremular tanto quanto na quinta edição dos Jogos Parapan-Americanos realizados em Toronto, no Canadá: foram 257 medalhas e, deste total, nada menos que 109 de ouro. Esta é a terceira vez que nossos atletas nacionais levam o país ao primeiro lugar no quadro geral de vitórias, reforçando o empenho do estímulo às diversas modalidades esportivas e, principalmente, aos méritos de cada um de nossos esportistas como forma de reconhecimento de nossa soberania. Além de animada e exuberante, nossa delegação volta para casa provando que ainda há um campo vasto de desenvolvimento aos potenciais de nossas equipes. Ou, ainda há uma vastíssima gama de novas medalhas a serem conquistadas!
Ano que vem, quando acontecerão as competições Paralímpicas do Rio, em nosso território, será um desafio ainda maior provar que estamos preparados para a magnitude deste evento. Nosso êxito está na humildade de assumirmos que os jogos de Toronto foram apenas uma prévia e que muito ainda precisa ser feito. Que o estímulo e o investimento no esporte não sejam arrefecidos agora que os jogos terminaram. É na constância de incentivos e na descoberta de novos esportistas paralímpicos que nos reafirmaremos como a potência que o Brasil merece ser.
Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos, competidores e medalhistas, bem como aos integrantes da estrutura técnica, imprescindível no auxílio e organização. Que venham mais ouros, pratas e bronzes! Mas, acima de tudo, que venham mais conquistas, recordes e reconhecimento aos nossos atletas.
Marianne Pinotti – Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida