terça-feira, 28 de julho de 2015

Revista fala de acesso aberto, saúde do trabalhador e intersetorialidade

Já está disponível on-line a nova edição da revista Trabalho, educação e saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. 

O volume13, número 2, da revista Trabalho, educação e saúde pode ser conferido aqui.

A publicação traz um ensaio e dois artigos que contam com autoria de pesquisadores e alunos da ENSP, além do editorial que trata do aniversário de um ano da implementação da política de acesso aberto ao conhecimento, da Fiocruz. A edição da revista, que corresponde ao segundo trimestre de 2015, pode ser lida neste link.


Ao falar da política de acesso aberto ao conhecimento, implementada há um ano pela Fiocruz, o editorialda revista da EPSJV destacou que a Fundação contribuiu de modo efetivo para o avanço do movimento que luta pela democratização do saber por meio do livre acesso às produções acadêmicas.
O artigo de autoria de pesquisadores da ENSP tem por título O legado da construção do sistema de proteção social brasileiro para a intersetorialidade
O ensaio Participação social, vigilância em saúde do trabalhador e serviço público, dos pesquisadores do Cesteh/ENSP Kátia Reis de Souza , Renato José Bonfatti , Maria Blandina Marques dos Santos, faz uma reflexão sobre os espaços de participação e diáologo no trabalho, notadamente no serviço público federal.
Em Percepção do trabalho docente em uma universidade da região Norte do Brasil, as autoras Rozilaine Redi Lago (UFAC), Bruna Souza Cunha (Ministério da Saúde) e Maria Fernanda de Sousa Oliveira Borges (doutoranda da ENSP/Fiocruz) entrevistaram seis docentes de cursos de saúde da referida universidade, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. No trabalho docente, a maioria se concentra no desenvolvimento de habilidades técnico-científicas dos alunos, expressando a necessidade da qualificação contínua e apoio institucional insuficiente.