quarta-feira, 6 de maio de 2015

Notícias - Secretário visita unidades de saúde da região norte e ouve a comunidade

Secretário visita unidades de saúde da região norte e ouve comunidade

Ao lado de membros do conselho gestor, José de Filippi compareceu à UBS Integral Vila Medeiros, UBS Jardim Julieta e CER Carandiru
Por Beatriz Prado e Lígia Aparecida de Souza
O secretário municipal de Saúde José de Filippi Jr. visitou, nesta quinta-feira (30/4), três unidades de atendimento da região Norte. Ele esteve acompanhado pelo coordenador regional de saúde Alberto Alves de Oliveira, pelo subprefeito Gilberto Rossi e por membros do conselho gestor. O grupo acompanhou ações de atenção básica, reabilitação física, ouviu reivindicações e prestou esclarecimentos à população local.
As visitas ocorreram na UBS Vila Julietinha, cujo território abriga 40 mil habitantes, UBS Integral Vila Medeiros, com 80 mil habitantes, e Centro Especializado de Reabilitação Carandiru, que atua para a inclusão social, autonomia e readaptação de atividades cotidianas de vítimas de AVC, pessoas com deficiências e idosos.
Para Alberto Alves de Oliveira, coordenador regional de saúde Norte, vivenciar o fluxo de atendimento em equipamentos que prestam serviços distintos é importante para compreender a integralidade do SUS. “O encontro do secretário com usuários e profissionais é importante, pois de um lado é possível ouvir as reivindicações da população e, ao mesmo tempo, compreender os desafios que os médicos, enfermeiros e atendentes enfrentam diariamente. Os três equipamentos visitados são complementares, pois a promoção da saúde começa na UBS e finda no CER, com a reabilitação”, afirmou Alberto.
‘Aqui é tudo adaptado’
O Centro Especializado de Reabilitação Carandiru acolhe toda a demanda da região Norte de pacientes com deficiências física, auditiva e intelectual, casos de reabilitação de Acidente Cardiovascular Cerebral e outros agravos. Marta de Almeida Machado, que pela primeira vez utiliza o CER, se impressionou com a estrutura. “Tenho uma doença rara e utilizo uma motocicleta para locomoção. Aqui é tudo adaptado, percorri todo o espaço e estou encantada”, disse Marta.
De acordo com o gerente do CER e UBS Carandiru Walter Aníbal Filho, a oportunidade de apresentar o atendimento realizado ao secretário é positiva e revela a atuação para reintegração social. “Desenvolvemos um projeto de reintegração social, com a presença de pacientes de todas as faixas estarias, seja em atendimentos de pós-operatório, ou de rotina. Temos uma estrutura semelhante à de uma casa, e orientamos o usuário em tratamento de reabilitação para a prática de atividades como usar o banheiro e comer, sempre privilegiando a convivência coletiva”, explicou Walter.