quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Hoje - Prefeitura de São Paulo vai abrir política de participação digital para consulta pública

Nesta quinta-feira, dia 12, às 14h, os desafios da participação digital e as experiências da São Paulo Aberta, Planeja Sampa e Gestão Urbana são tema de encontro aberto à população. Esta será a 6ª reunião de construção da Política de Participação Social.

Evento: “Participação Digital – Desafios e propostas” e lançamento da Consulta pública
Hora: 14h às 18h
Local: Galeria Olido. Av. São João, 473, 8º andar.



Nesta quinta-feira (12/11), das 14h às 18h, as equipes da São Paulo Aberta, Planeja Sampa e Gestão Urbana participam da 6ª reunião aberta da construção da Política de Participação Social (PMPS). O evento vai marcar a abertura da consulta pública sobre “Participação Digital”, um dos oito eixos que compõem a minuta de construção da PMPS.


O tema deste encontro será “Participação Digital – Desafios e Propostas”, que acontecerá na Galeria Olido, com a presença de representantes das principais iniciativas de participação digital da gestão:

Gestão Urbana, plataforma de contribuições do Plano Diretor Estratégico, Centro Aberto entre outras

Planeja Sampa, portal que reúne acompanhamento do Programa de Metas, Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo, entre outras.

São Paulo Aberta, plataforma das iniciativas de Governo Aberto da Prefeitura como consultas públicas, #GabineteAberto, programa Agente de Governo Aberto, entre outros.

O encontro tem por objetivo discutir propostas que busquem aumentar a participação digital na cidade ao implementar políticas públicas que facilitem o acesso da população por meio da comunicação e da inovação digitais.

Aumentar a interatividade  entre poder público e os cidadãos tem sido um desafio da gestão, portanto medidas tecnológicas também serão abordadas tais como a utilização de aplicativos para celulares que facilitam o diálogo entre a Prefeitura e a sociedade.



CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Até dezembro de 2015, a Prefeitura de São Paulo consulta a sociedade civil para a validação da Política Municipal de Participação Social (PMPS).

Em um ciclo dividido em oito eixos com reuniões abertas presenciais e consultas públicas online sobre cada um dos eixos, a Prefeitura abre as portas para dialogar com a população sobre como organizar e sistematizar a Participação Social na cidade. Essa construção foi um compromisso assumido pelo prefeito Fernando Haddad, em 30 de junho de 2014, quando assinou o Decreto que formalizou a adesão do Município ao Compromisso Nacional de Participação Social, instituído pelo Decreto Federal 8.243, de 23 de maio de 2014.

Leia mais









Ana Clara Ferrari
Comunicação em Governo Aberto | Open Government Communication
Secretaria de Relações Internacionais e Federativas

(11) 98659-0986 / (11) 3113-8528