terça-feira, 24 de novembro de 2015

Jorge Bermudez é nomeado para painel da ONU que busca ampliar saúde aos mais pobres

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou o estabelecimento de um painel de alto nível sobre tecnologia de inovação e acesso à saúde. O objetivo é encontrar novas estratégias que ofereçam qualidade de tratamento a custos acessíveis para todos, conforme estabelecido no terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e ex-diretor da ENSP/Fiocruz, Jorge Bermudez, fará parte do painel. O grupo buscará novas formas de tratamento que beneficiem, principalmente, as populações mais vulneráveis através do desenvolvimento de vacinas, remédios, diagnósticos e outras inovações que atendam as necessidades específicas deste público.
 
Atualmente, tais pesquisas são guiadas pelo aspecto financeiro, excluindo soluções que atendam a comunidades mais vulneráveis e marginalizadas. No entanto, a crise do ebola, que deixou mais de 11 mil mortos e um estado de emergência mundial, serviu como um claro exemplo da necessidade de mudar essa perspectiva.
 
Jorge Bermudez é um dos 15 membros do painel, composto por especialistas com profundo conhecimento na área de saúde. O grupo oferecerá um panorama sobre uma ampla gama de temas relacionados à saúde pública, comércio, direitos humanos e questões legais associadas ao acesso ao tratamento. O grupo será copresidido pela ex-presidente da Suíça, Ruth Dreifuss, e o ex-presidente de Botsuana, Festus Mogae.
 
Bermudez é vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Anteriormente, atuou como diretor executivo do UNITAID, agência internacional que busca ampliar o tratamento, prevenção e diagnóstico do HIV, tuberculose e malária, de 2007 a 2011 em Genebra.
 
Entre 2004 e 2007, assumiu a chefia da unidade para medicamentos, vacinas e tecnologia da saúde para a região das Américas na Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em Washington D.C. Foi diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, unidade da Fiocruz, de 2001 a 2004. Também desempenhou um papel importante nos esforços do Brasil para a produção de remédios antirretrovirais. Bermudez tem uma extensa bibliografia publicada sobre assuntos relacionados à saúde, políticas farmacêuticas, acesso a remédios e propriedade intelectual.
 
A primeira reunião do painel acontecerá em dezembro de 2015, quando começará também um período de consulta com vários atores implicados neste âmbito. As recomendações serão apresentadas ao secretário-geral em junho de 2016.