sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Reconfiguração das Agendas Locais - nova versão SIGA x Documento Diretrizes AB

Orientações Gerais sobre a reconfiguração das agendas locais com base na nova versão SIGA (Vaga verde/Vaga amarela, sem RT) e no Documento Diretrizes da AB que redefine as metas de atendimento.

- à partir de 01/03/16 as agendas devem estar na nova configuração – vaga verde = demanda espontânea e vaga amarela = consultas agendadas 1ª x e retorno
- as vagas devem estar liberadas para agendamento – 365 dias mais 01
- não estão autorizadas 2 agendas paralelas para o mesmo profissional ( 1 para visualização da UBS e outra para visualização da Contrarreferência)


- a quantidade de vagas ofertadas deve respeitar as metas do Documento Diretrizes, ou seja , rever a quantidade mensal de consultas para a Estratégia Saúde da Família.
Com relação ao SIGA Versão 36, em funcionamento desde 27/11/15, de acordo com orientações recebidas da Atenção Básica / ATTI – SMS informamos:

1.       A agenda na nova versão terá somente vagas verdes (demanda espontânea) e vagas amarelas (vagas agendadas de 1ª vez e de retorno).
As vagas de Reserva Técnica (laranja) não existirão mais.
2.       As vagas laranjas que ainda estão visíveis e disponíveis na UBS (agenda antiga) podem e devem ser utilizadas pela própria UBS – as AMA /PS / Hospitais não visualizam mais essas vagas.
3.       As permissões para AMA isolada /AMA 24 hs / AMA Hospitalar/UPA/Hospitais /PSM / PA estão mantidas para agendamento em vaga amarela existente. A UBS não deve fechar a visualização das agendas para a contrarreferência, visto que não há mais como marcar em vaga verde pela contrarreferência. Quem fechou a visualização das agendas para a contrarreferência pode liberar.
4.       A contrarreferência será feita somente em agenda de consulta dos profissionais médicos . Não haverá visualização das agendas dos profissionais não médicos.
5.       As vagas verdes não serão utilizadas pela contrarreferência e deverão ficar em aberto para utilização pela própria UBS com sua demanda do dia ( RTA/ Acolhimento /ACR).
6.       As agendas de odonto continuam como estão agora – vaga verde – 1ª vez e amarela – cuidado continuado / retorno e encaixe.
7.       As novas agendas deverão ser criadas para 365 dias mais 01 – ou seja, poderão ser agendadas consultas para 365 dias, diariamente abrindo 01 dia a mais, mantendo a visualização e potencial para agendamento para 365 dias ( período de renovação das agendas locais – 365 mais 01)
8.       À partir de março/16 todas as agendas deverão estar configuradas desta forma, seguindo as orientações do Documento Operativo da Atenção Básica, que sugere a distribuição das vagas verdes e amarelas de acordo com a realidade local
9.       Por enquanto não haverá permissão para a criação de vagas (encaixe) pela contrarreferência em nenhuma agenda.


IMPORTANTE QUE OS GERENTES DAS UBS SE APROPRIEM DESSAS ORIENTAÇÕES E ESTABELEÇAM A IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS AGENDAS CONSIDERANDO A DISCUSSÃO DO TERRITÓRIO SOBRE A AMPLIAÇÃO DO ACESSO / INTEGRALIDADE E LINHAS DE CUIDADO

CRSNorte por email.