sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Dois lotes de construção para saúde

SIURB já tem 15 novas obras de UBSs em licitação. São 10 Unidades Básicas de Saúde (lote 2 com 6 UBSs e o lote 3 com mais 4). Somadas ao lote 1 são 15 novas UBSs para cidade.
 A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, autorizou a contratação, por meio de licitação, de empresas para a construção de mais 6 Unidades Básicas de Saúde - UBSs para a cidade de São Paulo. As novas UBSs (que pertencem ao Lote 2) são: Encosta Norte (Itaim Paulista), Pró-Morar Sapopemba, Jardim Helena, Jardim Nicolau (Penha), Cambuci e Vila Sônia/Jd. Colombo. As obras devem começar em 2015 e tem prazo de execução de 360 (trezentos e sessenta) dias corridos, após a ordem de serviço. Nestas novas unidades o munícipe poderá receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia, além de serviços de consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. O Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 18/12/14 publicou nova autorização para abertura de licitação para a construção de mais 4 UBSs, do Lote 3: Vila Esperança, Jardim Fontalles (Jaçanã), Nascer do Sol (Cid. Tiradentes) e Vila Ema.
As UBSs do Tipo I são térreas; têm área construída de 1640 m²; composta por 10 consultórios, sendo: 6 para clínica geral/pediatria; 3 para ginecologia; e 1 acessível; 1 sala para odontologia com 4 equipos odontológicos. As do Tipo II tem 2 pavimentos; área: 1340 m²; 9 consultórios, sendo: 5 para clínica geral/pediatria; 3 para ginecologia; 1 acessível; 1 sala para odontologia com 4 equipos odontológicos. O Tipo III tem 2 pavimentos; área: 1530 m²; 10 consultórios, sendo: 6 para clínica geral/pediatria; 2 para ginecologia; 1 acessível; 1 para psicologia/fonoaudiologia; 1 sala para odontologia com 4 equipos. O Tipo IV (2 pavimentos); área: 1080 m²; 8 consultórios, sendo: 5 para clínica geral/pediatria; 2 para ginecologia; 1 acessível; 1 sala para odontologia com 4 equipos odontológicos (tipo de cadeira que vem com equipamentos odontológicos acoplados).
Texto: Moises dos Santos
Colaboração: Maria Regina Nogueira