quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Secretaria lança Diretrizes para Reorganização da Atenção Básica

Programas vão nortear servidores, melhorar atendimento e fortalecer setor
'Fortalecendo a Atenção Básica em São Paulo', foi realizado no Auditório Elis Regina, no Palácio de Convenções Anhembi (zona Norte), e reuniu mais de 700 pessoas

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

Nesta quarta-feira (28/01) o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr.; o secretário-adjunto de Saúde, Paulo de Tarso Puccini e a coordenadora da Atenção Básica, Rejane Calixto Gonçalves, apresentaram a gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), conselheiros municipais e supervisores de saúde, as Diretrizes para Reorganização da Atenção Básica para o Sistema Único de Saúde (SUS) do município. O evento, intitulado “Fortalecendo a Atenção Básica em São Paulo”, foi realizado no Auditório Elis Regina, no Palácio de Convenções Anhembi (zona Norte), e reuniu mais de 700 pessoas.

Rejane apresentou e explicou os dois documentos. O primeiro contém as Diretrizes Gerais e o segundo as Diretrizes Operacionais. Trata-se de uma primeira versão que precisa ser discutida, articulada e qualificada junto aos trabalhadores da Saúde. A partir de fevereiro esse, que foi o primeiro evento referente ao tema, será descentralizado, ou seja, ocorrerá em cada uma das cinco Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).

As Diretrizes Gerais irão levar ao trabalhador da saúde e ao usuário as diretrizes da secretaria. Elas mostram como a Atenção Básica pode ser fortalecida, além de atender o usuário de forma humanizada e resolutiva. 

Já as Diretrizes Operacionais apresentam a sistematização das atividades que acontecem dentro das UBS, a fim de facilitar o trabalho dos gerentes e dos trabalhadores de cada unidade. “Trata-se de um instrumento que tenta levar para eles [trabalhadores da Saúde] a forma organizada de desenvolver o seu trabalho. É esse o objetivo do documento de Diretrizes Operacionais”, explicou Rejane.

'Eu quero que, rapidamente, o cidadão paulistano lá na ponta, que é o que nos interessa, que é a razão da nossa existência, comece a sentir as melhoras dos serviços de Saúde da cidade de São Paulo', disse Filippi



Fortalecendo a Atenção Básica no município
Nesta quarta-feira foram ainda lançados e apresentados, aos gerentes das UBS, dois documentos que direcionarão o trabalho a ser desenvolvido em 2015. Trata-se da primeira versão que será atualizada após ajustes realizados junto aos trabalhadores da Saúde.

Em um dos documentos há Diretrizes para Reorganização da Atenção Básica. O objetivo é aprofundar os vínculos de compromisso e corresponsabilidade entre todos os gestores e trabalhadores que compõem a SMS e a população do município de São Paulo. 

Já no documento intitulado Diretrizes Operacionais há instrumentos que norteiam o trabalho nas UBS, com o objetivo de padronizar as ações na rede básica, respeitando as especificidades e peculiaridades de cada território.